Um programa, uma semana! (Sábados)


Infelizmente, a rubrica Um programa, uma semana! fica por aqui. Chegou ao fim a rubrica mais antiga deste blog. Durante três meses e meio (14 semanas) estivemos ao seu lado, a comentar um dos imensos e mais diversificados programas da televisão portuguesa. Para fecharmos em beleza, deixamos abaixo a 14ª edição, com a revista pelo ano de 2011 na Televisão Portuguesa. Esperemos que tenham gostado! E quem sabe, um dia ela volte! :-) 



14.ª Edição: O Ano de 2011 na Televisão Portuguesa
E assim, depois de umas férias merecidas a sua rubrica semanal está de volta! Este foi um ano bastante movimentado e interessante na nossa Televisão Portuguesa. Entre a saída e entrada de profissionais, estreias e finais de todo o tipo de formatos, o blog Sair da Rotina vai iniciar uma grande maratona pelo ano de 2011! Vamos recapitular Janeiro a Dezembro e nomear aquele que, para nós, se tornou o protagonista de cada mês! 

Janeiro: Júlia Pinheiro
Júlia Pinheiro é a protagonista do primeiro mês de 2011. No dia 01 de Janeiro a TVI confirmou pela primeira vez a saída da sua estrela para a concorrência. Júlia apresentou a Gala Final da 1ª Edição de Secret Story - A Casa dos Segredos, e este foi o seu último trabalho na estação de Queluz.
Logo no dia seguinte, dia 02 de Janeiro, a SIC confirmou pela primeira vez a chegada oficial da apresentadora à estação de Pinto Balsemão, como sendo um reforço no entretenimento e na organização da estação, tendo como principal objectivo a liderança.
Fez este mês de 2012 um ano que a profissional está em Carnaxide e já apresentou dois formatos em especial: a primeira edição de Peso Pesado e o talk-show das manhãs Querida Júlia.
O primeiro foi um autêntico sucesso, vencendo por algumas vezes a concorrência e rebentando na estreia e no final, consagrando-se a maior estreia do ano na TV: 18.4% de rating e 44.8% de share.
Quanto ao segundo andou mal nos primeiros tempos, mas agora começa a solidificar-se no horário.

Fevereiro: Uma Canção Para ti IV
No dia 20 de Fevereiro comemorava-se o 18.º aniversário da TVI, e entre vários especiais de manhã e também da tarde, destacava-se a estreia que ocorreria à noite: a 4ª Edição de Uma Canção Para ti.
A concorrência (leia-se SIC) já tinha estreado a sua aposta para o primeiro trimestre do ano: Portugal tem Talento que estava a fazer bons resultados, liderando até.
Com a chegada desta nova aposta, julgava-se que não conseguiria liderar e que três edições já tinham bastado, para além de que os portugueses já nem podiam ver cantorias à frente.
Mas, não! Chegou a liderar, até porque trouxe novidades, e a principal foi que a dupla de apresentadores do Você na TV! se tinha transferido das manhãs para as noites, ou seja, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha apresentavam! E o júri também trouxe novidades, como por exemplo Rita Pereira e Sofia Ribeiro. E foi claramente uma boa aposta!

Março: Artur Agostinho
No mês em que estreava Anjo Meu e até que José Alberto Carvalho e Judite de Sousa mudavam-se da RTP para a TVI, escolhemos outro nome: Artur Agostinho, esse grande homem que nunca perdeu o sorriso e sentia-se forte mesmo aos 90 anos, continuando a exercer várias profissões, como as de actor, escritor e locutor de rádio.
A sua última novela foi Perfeito Coração, transmitida em 2009 na SIC. Também escreveu dois romances, intitulados Português sem Portugal e Bela, riquíssima e além disso... viúva
Em 2010 foi agraciado com a Ordem Militar de Sant'lago da Espada, pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. E foi, claro, uma grande perda para Portugal, de uma das personalidades com mais anos de carreira!

Abril: Cidade Despida
Para alguns pode até ser um nome desconhecido, mas foi uma série policial escrita por Pedro Lopes e transmitida pela RTP. Tinha como protagonista Catarina Furtado, que interpretava a policial Ana Belmonte. Esta e a sua equipa investigavam casos em directo na TV, e alguns deles até eram baseados em factos verídicos!
E qual o motivo para este protagonista? A série foi nomeada e vencedora numa categoria do Festival Internacional de Cinema de Moscovo, da Rússia: Melhor Série Policial. Para além disto a surpresa foi maior quando recebeu ainda outro prémio: Prémio Especial do Festival de Moscovo.
Algo que nos encheu de orgulho, por percebermos que a ficção portuguesa tem muita qualidade e está ao nível da melhor ficção mundial!

Maio: Remédio Santo
Estreou a 16 de Maio de 2011 nos ecrãs da TVI. Tem um elenco de luxo, da qual se destacam as quatro protagonistas femininas: Margarida Marinho, Rita Pereira, Sara Barradas e Sofia Alves.
O seu autor, António Barreira, já é um dos melhores guionistas de Portugal, pois no ano anterior (2010) foi agraciado com um Emmy Internacional para a sua novela Meu Amor, na categoria de Melhor Novela.
Envolta em mistérios e misticismos, a personagem que mais protagonismo tem é mesmo outra, a Morte. Uma personagem desconhecida que mata várias personagens ao longo da história, onde já se contam sete perdas. Uma novela original, mediática e que poderá ser em 2012 nomeada novamente para um Emmy! Além disto tem dado audiências seguras ao canal de Queluz, com ratings sempre superiores a 14% e shares por volta dos 35%. Parabéns! 

Junho: Angélico Vieira
O ano de 2011 foi pautado por várias mortes de personalidades incontornáveis da História Portuguesa, e esta é mais uma delas. Angélico era um grande cantor e actor, que se revelou em Morangos com Açúcar. Integrou o elenco da série e também da famosa banda D'ZRT. Depois do fim da banda, começou a compor a solo, editando o seu primeiro disco de originais: Angélico.
Mas um acidente em Maio ceifou-lhe a vida, matando-o a ele e também a alguns amigos que iam com ele no carro. Viajam à noite rumo ao Porto com o objectivo de ir buscar algumas letras inéditas para serem cantadas no especial da MorangoMania daquele ano.
Em Dezembro foi editado o seu disco póstumo (depois da morte), intitulado Eu Acredito, e que tem participações especiais de Rita Guerra, Boss AC, os ex-membros dos D'ZRT, bem como outros cantores.
Uma perda sem adjectivos...

Julho: Pedro Granger
Há alguns meses que se suspeitava a sua saída dos quadros da TVI e a entrada numa estação concorrente, especialmente na SIC. Após o fim de Sedução o actor decidiu não renovar o seu contrato com o canal de Queluz e este durante este mês a decidir o seu futuro. Todos apostavam na SIC, para o elenco de Rosa Fogo ou até para a apresentação da edição portuguesa de X-Factor.
Nada disto! O que ele queria mesmo era já um projecto para apresentação, e entrou na RTP, com o objectivo de apresentar a terceira edição d'O Elo mais Fraco. Pode-se mesmo deixou-nos de boca aberta!

Agosto: Rui Vilhena

Despediu-se da TVI em Agosto, visando a entrada na TVGlobo. O seu último projecto foi Sedução, que muitos consideraram um flop porque estava bastante abaixo das médias de novelas da TVI.
É um grande guionista, dos melhores que Portugal já viu, e que deu grandes alegrias ao canal de Queluz, quando assinou obras como Ninguém Como Tu ou Tempo de Viver. As coisas começaram a correr mal em Olhos nos Olhos, por ser uma novela 'muito à frente' para as mentalidades portugueses e continuou no projecto protagonizado por Fernanda Serrano.
É mesmo uma grande perda que acontece no panorama português, e que agora pertence ao grupo de guionistas de Fina Estampa, da estação brasileira.

Setembro: Secret Story - A Casa dos Segredos 2
Foi a grande aposta da TVI para a rentrée e das maiores também de todas as televisões portuguesas. O grande regresso nem era o formato, mas sim a apresentadora: Teresa Guilherme, a senhora reality-shows, como é carinhosamente tratada.
Com um novo lote de concorrentes, novas regras e mais segredos ainda, a nova temporada garantiu grandes números nas audiências, que se viu logo pela estreia: 15.1% de rating e 40.3% de share. 
Até ao fim, Teresa mostrou-se irreverente, original e com grandes diferenças de Júlia Pinheiro. Ela própria seguia o programa, e esmiuçava todos os pormenores no confessionário!

Outubro: A Voz de Portugal
Para muitos pode ser apenas mais um talent-show! Mas não! Com regras originais, uma apresentadora cativante e um júri de luxo, o novo programa da RTP tinha tudo para vencer, mas...
Esteve sempre em segundo lugar horário de sábado, e até venceu um, ao qual chegou a primeiro, ultrapassando até a novela Remédio Santo.
De resto, nas duas últimas emissões foi transmitida aos domingos, e no primeiro levou uma pesada derrota, que o fez chegar aos 15.9% de share! Bem, a concorrência também não deu tréguas, com a final dos seus dois reality-shows.
Os resultados de ontem não são conhecidos, mas parece-me que voltou ao terceiro lugar, visto que 2012 e Avatar são grandes filmes, e o segundo venceu o dia com mais de 13% de rating e 36% de share.
Do júri há que destacar Paulo Gonzo, por se afirmar uma pessoa bem-disposta e um grande músico, e a revelação do ano também, na música: Mia Rose. Vê-se mesmo que a qualidade não é medida nas audiências!

Novembro: Laços de Sangue
Não é o mês da estreia da novela, muito menos do último episódio. É antes o mês em que ganhou o Emmy Internacional! O dia 21 de Novembro vai ficar marcado na ficção nacional, porque, pelo segundo ano consecutivo Portugal ganhou o Emmy na categoria de Melhor Novela Mundial. Algo que nunca aconteceu em nenhum país, nem no Brasil, com a TVGlobo!
Joana Santos foi a protagonista da história, e consagrou-se uma uma grande actriz, sendo a maior revelação portuguesa da ficção nos últimos anos, interpretando brilhantemente a vilã Diana Silva.
Histórias como o cancro, a violação ou o divórcio são alguns dos temas que pregaram os olhos do povo aos ecrãs da SIC. Esta novela revolucionou a ficção produzida pela SIC e de Portugal em geral, ao vencer imensas vezes a ficção rainha do formato: a TVI. Parabéns!

Dezembro: José&Pilar
Não é sequer uma telenovela ou um telefilme, mas sim um grande filme português, que está nomeado em duas categorias dos Óscares 2012! O filme está nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e também em Melhor Canção Original, devido ao tema fadista de Camané, Já não Estar.
Uma grande perda dos escritores portugueses foi mesmo José Saramago, e esperamos todos que o filme ganhe nas duas categorias! Assim o escritor ficaria não só conhecido mas lembrado por ter ganho os dois maiores prémios do Mundo, em literatura e cinema: Um Óscar e um Prémio Nobel!

Até para a Semana! ;)

13.ª Edição: Dá cá mais 5
Hoje vamos falar do substituto de Agora é que Conta, da TVI. Sintonize-se no Sair-da-Rotina, e vamos lá! ;-)

Foi o substituto de Agora é que Conta, este que, após a saída de Fátima Lopes, foi um autêntico desastre! É um programa do género call-tv e continua com a apresentação de Leonor Poeiras. Nos primeiros tempos andou para cima, e para baixo, numa autêntica salada de números audiométricos.
Agora, parece-nos que está na fase de estabilização de público. A rondar os 300.000 espetadores, mais ou menos, o programa tem sido o líder das tardes, pós-15:00.
Tem conseguido ser líder, ultrapassando mesmo os três talk-shows das generalistas. Costuma andar com uns 4% de rating arredondados e ums 25% de share.
De realçar também que este é uma boa «catapulta» para Morangos com Açúcar IX - Segue o teu Sonho, mas mesmo assim a morangada tem visto dias difíceis, a ser ultrapassada pelo Preço Certo (como é hábito no Inverno) e pela própria novela Morde&Assopra, do canal SIC.
Nada tem de mais do que os outros call-tv, mas a concorrer com Boa Tarde, da SIC e com Portugal em Direto da RTP1, o público que não vê nenhum dos três prefere ver o programa da TVI, pois não é necessário seguir sempre para se conhecer a «mecânica» do programa, e entre dois talk-shows «enche chouriços» (perdoe-me o termo) eu também preferia o call-tv.
O únicp defeito que encontro é a abundância em que a TVI ocupa a sua grelha com Secret Story. Devem pensar que isto nada tem com Dá cá mais 5? Engana-se! Frequentemente se mostram vídeos do reality-show para alguma das fases do grupo. Ora veja, até houve um programa totalmente dedicado ao reality! Veja esta "equação":
Diário da Tarde + Dá cá mais 5 + Diário da Noite + Extra = 158 minutos.
Há dias em que mais de 2 horas do canal são dedicadas ao programa, e isto nem é num domingo, com uma gala! Mas pronto, para que serve então o canal especial na MEO? -.-
Pronto, para a semana cá estamos! E não se esqueça: Saia da rotina e entre na televisão, porque ela é o seu bem-estar...


12.ª Edição: O Preço Certo
Hoje é domingo, e por isso cá está a rubrica semanal do blog para o informar! Esta semana vamos comentar um dos programas mais antigos e com audiências mais satisfatórias da RTP: O Preço Certo.

Com a apresentação do famoso Fernando Mendes, o programa já conta com mais de dez anos. Inicialmente surgiu em 1990 com Carlos Cruz e Nicolau Breyner, e continuou até 2001. Nesse ano veio Jorge Gabriel, e o nome mudou para O Preço Certo em Euros. Em 2002 chegou Fernando Mendes, que está até hoje. Com o objetivo de fazer os participantes ganharem dinheiro, o concurso é uma mais-valia da estação pública.
No verão costuma estar bastante fraco, mas com a chegada do Outono este explode em audiências, ultrapassando em larga escala os seus concorrentes diretos, atualmente: Morangos com Açúcar IX da TVI e Morde&Assopra da SIC.
Há dias em que o programa chega ao 5º lugar do top5 dos programas mais vistos do dia! Isto aconteceu esta semana, com 9.8% de rating e quase 39% de share!
Em tempos anteriores tentou substituir-se o programa por outros, como foi o caso do Em Família e do Lingo. Mas tal não resultou.
Acho que algo que poderia ajudar atualmente é a chegada de novos jogos na segunda fase do jogo, que o faria tornar-se mais alegre e mais cativante!
Na concorrências pelas 17:00 a TVI tem também um game-show, mas acho que o que o torna mais famoso em audiências é o próprio apresentador, com o carinhoso apelido d'O Gordinho. O canal já percebeu o seu sucesso e agora até o apresentador é ator na série Os Compradres, juntamente com Ana Zanatti, Rosa do Canto e Nicolau Breyner. Por isso: RTP, nunca te esqueças do Gordinho!

11.ª Edição: Cartas da Maya - O Dilema
Pedimos imensas desculpas aos seguidores da rubrica, mas houve alguns graves (mas já resolvidos) problemas no portátil da plataforma do blog. Para tal, pedimos novamente desculpa e cá estamos, dois meses e três semanas depois, em Um programa, uma semana!

Opiniões diversas, medos, esperanças e desilusões previstas. Assim foi recebida a estreia do novo programa da taróloga Maya na SIC: Cartas da Maya - O Dilema.
A estreia nem constou no top15 dos programas mais vistos da estação de Carnaxide, mas um mês e meio depois, todos agradecemos a Maya, por ter aceite o desafio!
Com mais de 3% de rating e uma média de 23.4% de share, o programa tem tido uma grande aderência do público! Com um total de 13.000 chamadas até hoje! Além de ajudar economicamente, este é um grande impulso para o público ver o seu sucessor no horário: Querida Júlia (1ª edição da rubrica).
Desde a estreia que tem subido os valores, com mais 40.000 espetadores! Há dias em que o programa de Júlia Pinheiro só difere do líder Você na TV! (TVI) por 0.2%!
Não é que Maya seja uma grande apresentadora, mas a sua popularidade junto dos portugueses é uma das mais-valias do programa! E é isso que falta para os lados de Carnaxide...



10.ª Edição - Jornal da Noite
Peço desculpa aos seguidores desta rubrica por não a atualizar no sábado. Ocorreram alguns contratempos, mas hoje ela volta, e com a análise do Jornal da Noite da SIC. Sintonize-se...


A informação da estação de Carnaxide anda em alta. Durante o último mês não tem arredado do top5 dos programas mais vistos; e nos últimos dois domingos além de ser o noticiário mais visto do horário, também é o programa mais visto do dia! Ainda ontem fez 11.1% de rating e 27.9 de share! De salientar também a performance do Primeiro Jornal com 9.7% de rating e os assombrosos 38.1% de share! Mesmo sem Alta Definição a seguir, como acontece ao Sábado.
Depois de Laços de Sangue a ficção do canal tem visto dias um pouco negros. Mas também não é de admirar, pois os primeiros episódios da antecessora de Rosa Fogo tiveram resultados destes. O maior problema mesmo é a convicção e a demasiada esperança em que esta novela fosse desde o início um grande êxito, mas vamos ter calma, que a novela ainda vai na fase de estabilização de público...
Mas o que vamos avaliar mesmo é o bloco noticioso da noite. Vários aspetos têm sido benéficos, desde logo a mudança no visual do estúdio, do genérico e também dos convidados em estúdio. Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho são excelentes jornalistas, mas acho que o que falta é mesmo algo que se faz nos Estados Unidos e na própria concorrência: uma dupla de apresentadores no mesmo dia. Isso sim seria um arrombo! Não é sem motivos que antes da contratação de José Alberto de Carvalho e Judite de Sousa as primeiras hipóteses da TVI tivessem sido os jornalistas da SIC! Não sabia?! Então passa a saber!
Acho que algo mesmo a ser mudado seria ter de dois em dois dias (ou quem sabe, diariamente!) um comentador em estúdio, tal como Miguel Sousa Tavares. Despertaria a curiosidade dos espetadores em saber a opinião deste homem que já esteve na política durante vários anos.
A contratação de novos comentadores também seria ótima. Duas sugestões muito boas mesmo seriam Teixeira dos Santos (ex-Diretor das Finanças) e também Isabel Alçada, Ana Jorge ou Manuela Ferreira Leite, grandes mulheres experientes nestas áreas. Acho mesmo que a criação de rubricas da Educação, Saúde, Economia e Política seria ótimo. Ora veja a minha sugestão:

Segunda-Feira: Rubrica da Educação com Isabel Alçada (ex-Ministra da Educação);
Terça-Feira: Rubrica de Saúde com Ana Jorge (ex-Ministra da Saúde);
Quarta-Feira: Rubrica de Política com Manuela Ferreira Leite (ex-Presidente do PSD);
Quinta-Feira: Rubrica de Economia com Teixeira dos Santos (ex-Ministro das Finanças);
Sexta-Feira: Comentário Geral dos Acontecimentos da Semana por Miguel Sousa Tavares.

Gosta da sugestão? Queremos saber a sua opinião, comente! Nós agradecemos ;-)



9.ª Edição - MasterChef
Foi na semana passada que acabou o reality-show culinário da RTP. Esta semana cabe à nossa rubrica analisá-la. Sintonize-se e cá vamos: está aberta mais uma edição d'Um programa, uma semana!
Estreou no dia 09 de Julho de 2011, com 8.5% de rating e 26.1% de share, sendo o quarto programa mais visto do dia. Foi em 2010 que a RTP comprou os direitos de autor do programa original da BBC, com o intuito de o produzir na versão portuguesa.
Com um júri de luxo (chef Cordeiro, chef Justa Nobre e chef Ljubomir Stanisic), e uma grande apresentadora como o é Sílvia Alberto, tinha todos os trunfos para vencer. E até venceu... mas foi muito irregular, a nível das audiências.
Motivos? Bem, a data de estreia não foi a melhor. Verão é sempre uma altura de consumo baixo da televisão por parte dos espetadores. Um concurso destes merecia ser apresentado na rentrée de Setembro ou na l'entrée de Janeiro.
Comparando-o com as várias apostas de verão nas generalistas, considero MasterChef o melhor de todos: pela performance da apresentadora, num registo mais reservado; pela ótima adaptação portuguesa, que não se esqueceu sequer dos espaços de gravação; pelos incríveis talentos encontrados e pelo júri espetacular que soube criticar como ninguém os concorrentes, quer nas provas, quer nos castings.
Outro motivo talvez foi o dos castings: todos sabemos que isso é o que menos interessa. Três episódios foram dedicados a eles, o que afastou bastante o público nacional.
A melhor notícia que ouvi foi mesmo a intenção de uma 2ª edição. Parabéns! Agora peço mesmo por favor que em todas as épocas, menos no Verão!
A média final das audiências foram de 7.6% e 22.7% de share. Nada mau, para um programa da estação pública! A melhor performance audimétrica foi no dia 03 de Setembro, em que registou 9.3% de rating e 26.2%. Terminado o concurso no dia 15 de Outubro, este registou 8.9% de rating e 23.1% de share, dia em que Lígia se sagrou a grande vencedora!
Esperando grandes resultados em 2012 na 2ª edição, despeço-me: até para a semana!
Com o apoio de: Marktest



8.ª Edição - Peso Pesado II
E já vão dois meses completos da rubrica semanal deste blog! Esta semana vamos comentar a segunda edição do reality-show da SIC. Sintonize-se e vamos lá!

Foi a 01 de Maio de 2011 que a SIC estreeou a sua grande aposta de entretenimento para o ano! A adaptação portuguesa do poderoso concurso Biggest Loser rendeu fantásticos números a Carnaxide nos domingos à noite. A TVI viu-se "grega" com os maus resultados do seu Perdidos na Tribo, especialmente a Gala Especial no último dia, com apenas 770.000 espetadores. Na mesma hora Júlia Pinheiro conseguiu reunir exatamente mais de dois milhões e quinhentos mil espetadores!
Volvidos dois meses depois desta "batalha" cá estamos noutra. Casa dos Segredos tem levado a melhor sobre a SIC e os "gordinhos" desde a estreia de Peso Pesado. Algo que parece que vai mudar, por vários motivos: desde a estreia que Secret Story tem vindo a descer, da estreia de 15% de rating para os atuais 12%. São valores pouco significantes mas significam muito para a SIC. Já no canal de Carnaxide a subida tem acontecido! Dos iniciais 10% de rating cá estamos nós quase nos 12% de rating!
Até porque as galas dos dois programas são bastante monótonas, mas há fatores que favorecem Peso Pesado: embora existem diários, existem sempre imagens exclusivas, as diferenças nas balanças e até agora uma breve entrevista de Daniel Oliveira ao concorrente de saída da Herdade. No canal oposto a gala baseia-se no "tempo de antena" de cada um dos concorrentes e ligações em direito à Casa. Até o período de exibição favorece a SIC! Com uma gala a terminar pela 01:00 da manhã de Secret Story, a SIC termina a sua por volta das 23:30.
Peso Pesado constitui um bom argumento para motivar os portugueses ao exercício físico, à promoção da alimentação saudável e acima de tudo ao perigo da obesidade. Bárbara Guimarães tem surpreendido tudo e todos com a sua performance nas gravações e nas galas em direto. Não há muito mais a dizer e por isso, não vou perder os dois programas no próximo domingo, amanhã! Você também não, certo? ;D


7.ª Edição - RTP Informação
Esta semana não venho comentar um programa em destaque mas sim um canal por cabo: a RTP Informação. As mudanças nos formatos e no design são o foco do meu comentário!


A entrada de Nuno Santos na RTP foi decisiva para as várias mudanças que têm ocorrido. Este começou logo por preparar a rentrée televisiva juntamente com Hugo Andrade, mas focando-se mais na área informativa, aquela na qual os espetadores se têm tornado mais assíduos.
Depois da viragem na RTP1, Nuno passou para a RTP N e parece não ficar po aqui. Neste canal informativo tudo mudou. Bem, nem tudo, mas grande parte. Grafismo novo, design novo e um novo método de informação foram decisivos.
Começando pela RTP1 o novo grafismo foi um refresco para o canal! E este teve dois pontos positivos: o económico e o audímetro. Ora veja: Bom Dia Portugal, Jornal da Tarde e Telejornal são transmitidos simultaneamente na RTP1 e na nova RTPInformação, o que reduz os custos na aquisição de estúdios para os dois canais!
Já nas audiências até porque o grafismo antigo já estava a lançar os últimos cartuchos e a ficar demasiado monótono. Isto só ajudava à concorrência, até porque SIC (Jornal da Noite) e TVI (Jornal das 8) ganhavam nas audiências!
Isto agora só serviu para agarrar ainda mais os espetadores! E notam-se diferenças: na última semana o bloco informativo da noite registou 11.6% de rating, o que significa a presença assídua de 1.106.703 espetadores.
Mas há agora grandes obstáculos na vida do canal do Estado: os diários de Secret Story e de Peso Pesado, que constituem grandes long-ins. Já nos lead-ins não esquecer os resultados da "eterna" série Morangos com Açúcar IX e da nova novela da Globo, Morde&Assopra.
Há muitos anos que Preço Certo é líder, ou não... A série juvenil e o concurso lutam pelo pódio, deixando a novela da SIC com um "lugar reservado", ou não... e agora é sempre a dizer ou não, porque está tudo instável!
Mas quanto à RTP Informação o assunto é outro... Com a imparável SIC Notícias e com os valores significativos da TVI24, parece ser uma tarefa difícilima o canal de notícias da RTP chegar aos calcanhares destes dois canais... o que é estranho! Na generalista todos preferem a RTP1 (ou pelo menos a maioria), mas já na cabo, já são outras cantigas...
Vamos lá ver o futuro, até porque está tudo muito estável, e os lugares do pódio são para os melhores, ou dizendo de outra maneira, para aqueles que são favoritos... ou não...


6.ª Edição - Secret Story (A Casa dos Segredos)
E cá estamos pela sexta semana consecutiva! A nossa rubrica está no ar há um mês e meio e esperamos que dure bastante tempo, em louvor ao nosso blog e aos nossos fiéis seguidores!
Esta semana e como já tinha referido na última edição estaremos mais em cima do acontecimento, neste caso nas estreias da rentrée. Hoje é dia de comentar o reality-show Casa dos Segredos.

Hoje vai para o ar a segunda gala do reality-show da TVI. Preenchido pela polémica, pelos sentimentos à flor da pele e por vezes pelas discussões e escândalos, Secret Story é um fenómeno brutal nas audiências e a TVI sabe disso, por isso apostou neste programa.
Estreou com 15.1% de rating e 45.1% de share e foi, como já estávamos à espera, líder no horário e no dia 25 de Setembro, tornando-se um dos programas vais vistos do mês. Mas não foi só aqui! O diário depois do Jornal das 8 também foi líder incontestável no horário, ultrapassando até a novela Remédio Santo! Já o diário da tarde e o extra não obtêem os mesmos valores, mas tornam-se líderes. O extra por vezes perde para Araguaia da SIC, mas a ver vamos.
O regresso de Teresa Guilherme ajudou à festa, pois a senhora reality-shows já não fazia um formato destes há oito anos para a TVI, após o Big Brother IV!
Nas audiências é um fenómeno, mas... o que nos ensina este tipo de formato? Bem, nada. Não retirámos exemplos para a nossa vida (e convenhámos, ninguém os queria para nada) e nem há nada que nos possa ensinar.
Hoje estreia Peso Pesado II, na SIC. Como serão as audiências? Bem, na minha modesta opinião o confronto será vencido pela SIC, devido a ser uma estreia. Mas a grande luta será no próximo domingo, pois já não haverá estreias. Já serão as seguintes galas de cada um dos reality-shows.
Mas há aspectos que convém a Peso Pesado: este ensina-nos bastante! A seguir uma vida saudável e a mostrar-nos os perigos de uma dieta mal estruturada e ajudada pela falta de exercício físico! Outro aspecto favorável é que Laços de Sangue termina hoje! O seu último episódio vai render excelentes ao canal de Carnaxide.
Bem, a ver vamos hoje há noite e, se fosse a si, não perdia!


5.ª Edição - O Elo mais Fraco
Desta vez a rubrica Um programa, uma semana! andará mais em cima do acontecimento, e por agora centrar-se-á nas estreias televisivas na nossa rentrée. Começamos pela maior aposta no entretenimento e cultura geral da RTP1: a 3ª edição d'O Elo mais Fraco.

A SIC entrou na caça e tentou agarrar o ator com uma participação especial em Rosa Fogo e a apresentação de Factor X em 2012. Tal agradou ao actor, mas o próprio disse que não ficaria muito tempo à espera de iniciar Factor X, pois a apresentação era a sua meta.
Assinou um contrato com a Freetlemantle (produtora do concurso) e agora está de segunda a sexta-feira nos seus ecrãs, pelas 21h (20h nos Açores).
Com uma estreia de 7% de rating e pouco mais de 17% de share, terá sido esta a meta pretendida pela RTP? Creio que não. Outro profissional da casa não daria conta do recado e até obteria os mesmos números nas audiências?! Concordo que sim.
Mas porquê Pedro Granger? Bem, vendo que a privatização da RTP está para breve, eu acredito que isto foi a primeira medida tomada pelo canal como se já fosse uma estação comercial, tal como a SIC ou a TVI. Pode não ser, mas aposto que em 2012 a RTP já esteja privatizada...
Bem, com o contínuo percurso audimétrico do concurso assim, esperemos pela próxima aposta no entertenimento: A Voz de Portugal (estreia a 29 de Outubro).


4.ª Edição - Laços de Sangue
E cá está mais uma edição da rubrica Um programa, uma semana! para comentar os programas que são exibidos na nossa televisão. Esta semana vou comentar a novela da noite Laços de Sangue, que está na sua recta-final.

Laços de Sangue pode definir-se em apenas uma palavra: sucesso. Foi ela que virou uma página na ficção nacional produzida pela SIC. Revelou talentos, tornou-se líder e estreitou mesmo laços entre dois canais de televisão!
Estreou a 13 de Setembro de 2010 com uma modesta audiência: 9.5% de rating e 23.4% de share. Foi considerada a grande aposta na ficção nacional da SIC e a primeira novela da televisão portuguesa a ser co-produzida com a estação brasileira TVGlobo.
Com um elenco de luxo, o autor Pedro Lopes criou uma história preenchida pela vingança de uma mulher, Diana Silva (Joana Santos), que em criança foi abandonada. Mas não foi realmente assim que aconteceu...
Marta Nogueira e Inês Nogueira (Diana Chaves) eram irmãs de sangue e a primeira tinha um ódio e uma inveja de morte pela sua irmã.
Um dia os pais foram passear com as filhas para perto de um rio em Viana do Castelo. A meio do piquenique Marta arranca a boneca da irmã e as duas começam a brigar. Furiosa, Marta empurra a irmã para o rio, escorregando ela também.
O pai correu logo e atirou-se ao rio para salvá-las, mas conseguiu apenas salvar Inês. A mãe, Eunice Nogueira (Lia Gama), ainda grita por socorro mas tal tardou em vir, pois o marido ao tentar resgatar a outra filha, morreu afogado. Foi esta a real história de Diana Silva!
Quando andava a deambular pelas ruas, Graciete Silva (Margarida Carpinteiro) e António Silva (Pompeu José) recolhem-na e adoptam-na com o nome da sua filha que tinha falecido recentemente: Diana.
Passaram-se 20 anos... Durante uma conversa na qual não participava, Diana descobre o segredo da sua vida e percebe que foi adoptada.
Com raiva e ódio da sua família verdadeira, e pensando que foi abandonada, começa uma perseguição doentia pela vingança que tanto deseja.
Em paralelo desta história vive Inês, Eunice e Tiago. Inês vive feliz com o homem que ama, João Caldas Ribeiro, um médico sem-fronteiras que é bondoso e solidário. Parte várias vezes em missões pelo Mundo fora para ajudar os que mais necessitam.
Eunice tem um restaurante que gere, com o nome de M, em homenagem à filha que desapareceu. Já Tiago anda viciado no jogo e faz tudo para conseguir dinheiro, inclusive matar...
É aqui que entra a família de João: Ricardo Carvalhais (Carlos Vieira), primo de João, é quem contrata os serviços de Tiago. A troco de dinheiro, ele assalta a própria casa dos tios de Ricardo para roubar documentos importantes da empresa que a sua família gere: a Iô-Iô.
Mas o assalto corre mal e Tiago mata a prima de Ricardo em auto-defesa: Alice - irmã de João - que está grávida e é casada com Manel Dantas (Rui Santos), o melhor amigo do médico.
Apenas Inês sabe do sucedido e esconde de todos, a preceito de Tiago entregar-se às autoridades. É quando souber disto que Diana infernizará a vida irmã fazendo de tudo para destruir tudo o que ama, inclusive conquistando o coração do namorado da irmã.
A seu lado estará apenas Ricardo que se apaixona pela jovem. Infiltrando-se no restaurante da família como empregada, desde envenenamentos, raptos a assassinatos e burlas, Diana revela-se como a maior vilã que  História da Ficção Portuguesa conheceu!
É uma história mesmo portuguesa, que conta com núcleos no Mercado da Ribeira, no café d'O Escondidinho, na fábrica de enchidos Campo Rico e numa Herdade do Alentejo que pertence à família Caldas Ribeiro.

Os Pontos fortes da Trama
  1. A novela revelou talvez a maior revelação portuguesa na última década em Portugal - Joana Santos - que interpreta a malvada Diana Silva.
  2. Foi a novela que obteve mais êxito na estação televisiva, com ratings até 13% e com shares acima dos 30%, vencendo até as novelas da estação líder de audiências, a TVI.
  3. A parceria entre a TVGlobo e a SIC tornou-se óptima, e já está a trabalhar no novo projecto, o remake de Dancin Days.
  4. Da novela saíram cerca de 12 actores que assinaram contratos de exclusividade com a estação, dando início à nova era da SIC.
  5. Com o sucesso alcançado, a SIC não quer perder espectadores, e no próximo dia 19 de Setembro estreia a nova novela do canal, Rosa Fogo.
  6. A novela estava cotada para ter 180 episódios, mas devido ao sucesso foi aumentada para 205, logo depois para 310 e agora tem 322 episódios, que terminam no dia 02 de Outubro de 2011.
  7. É a primeira novela da SIC e a segunda portuguesa a ser nomeada na categoria de Melhor Novela do Emmy Internacional! Concorre atualmente com Araguaia da TVGlobo e com Contra las cuerdas das Filipinas.

3.ª Edição - Verão Total

Devido a alguns problemas técnicos, no último mês não pude actualizar as rubricas e as novidades. No caso deste contratempo ocorrer novamente poderão consultar as mais recentes notícias em http://www.tvuniverso.com/, que tem parceria com o blog.
Esta semana voltei e venho falar de um programa da RTP1, o espaço diário da manhã e da tarde nesta estação do ano, Verão Total.

O programa já vai fazer três anos de vida (a sua primeira emissão ocorreu em Junho de 2008) e todos os anos volta na época do Verão. O programa não se realiza num estúdio, e isso deve-se ao seu principal objectivo: dar a conhecer o Património e a Cultura de várias regiões de Portugal, algo agradável e original na nossa televisão.
Em 2010, 21 emissões foram dedicadas a dar a conhecer as várias Maravilhas Naturais do nosso país que estavam nomeadas para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Este ano, novamente 21 emissões darão destaque a regiões que possuem um prato gastronómico que está nomeado às 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. A partir de Agosto, algumas das suas edições darão também protagonismo à 73.ª edição da Volta a Portugal.
O formato tem bastante qualidade, mas torna-se terrivelmente chato. Todos os dias o programa apresenta quase sempre as mesmas coisas, tais como dar a conhecer o artesanato, a cultura, a gastronomia e várias entrevistas muito monótonas.
Alguma «alegria» que o programa trás é o facto de os pares apresentadores serem trocado, fora do habitual: Tânia Ribas de Oliveira com Jorge Gabriel e Sónia Araújo com João Baião, bem como os repórteres de outros pontos da cidade/região em questão serem diversificados.
A juntar aos outros factores negativos do programa vem juntar-se o facto de o programa ser diário e ser exibido de manhã e também da tarde, sendo duplamente monótono.
O formato estreou-se a liderar, derrotando o tão bem consolidado no primeiro lugar, Você na TV! da TVI. Mas desde o terceiro dia de exibição que desceu para um
segundo lugar. A partir da terceira semana de exibição, o programa está ameaçado para cair para último lugar, estando o Querida Júlia quase no segundo lugar.
O formato também é cansativo porque ao sábado à tarde a RTP exibe Prove Portugal com um formato totalmente igual ao dos diários. Ao domingo de manhã e à tarde passam ainda os melhores momentos do programa em questão. Na tempora de Outono, Primavera e Verão ainda ve mais um formato igual: Programa das Festas. Não será um demasiado uso do mesmo formato?


2.ª Edição - Jornal das Oito
Este blog vem mais uma semana dar a conhecer o positivo e negativo de um programa exibido nos nossos canais generalistas. O programa a ser avaliado hoje é o bloco informativo da noite da TVI, o Jornal das 8.


Judite de Sousa e José Alberto de Carvalho são actualmente os seus pivôs e mostram ser dos melhores jornalistas existentes no nosso País, actualmente.
Tenho seguido o blogo informativo com alguma frequência e percebi que tanto um como o outro jornalista usam os métodos usados anteriormente na RTP1 e também um método inovador em Portugal, muito utilizados nos Estados Unidos: um dos jornalistas faz um resumo das notícias no início da exibição do programa e depois continua a apresentação do jornal; o outro também ajuda na apresentação, mas foca-se principalmente nas entrevistas realizadas.
Parece ser a grande aposta da estação líder de audiências para a Informação. A minha maior crítica é dirigida a João Cotrim de Figueiredo, que anterioramente tinha dito que a TVI era imbatível nas audiências pois possuía os melhores profissionais do País!
Algo inaceitável por dois motivos, primeiro: tanto a SIC como a RTP1 bem como todos os outros canais possuem apresentadores/jornalistas profissionais e com provas dadas; segundo: se a TVI acha-se mesmo uma estação com mais qualidade do que as outras, onde está o porquê para o roubo de Judite de Sousa e José Alberto de Carvalho à RTP1?
A notícia correu vários jornais e o director-geral da TVI nada disse. O mais abrupto e cómico da situação é que menos de dois mese depois da reformulação da Informação do canal, «rouba-se» José Fragoso à RTP1!
Venho aqui informar novamente que isto apenas é a minha opinião e nada mais. As decisões cabem apenas aos directores do canal. Mas os avisos nunca se devem por de lado...


1.ª Edição - Querida Júlia
Hoje decidi abrir uma rubrica nova neste blog intitulada «Um programa, uma semana!». Este formato será semanal, tal como o título indica, e basear-se-à nos vários programas que a TVI, a SIC e a RTP1 transmitem nos seus ecrãs. Uma vez por semana comentarei cada um!


A nova rubrica estreia-se com o talk-show matinal da SIC, que se chama Querida Júlia. Este formato estreou a 14 de Março e desde aí tem sido uma tragédia nas manhãs do canal.
Devemo-nos lembrar que as manhãs é o pior espaço e o mais preocupante para um canal televisivo, pois a maioria das pessoas trabalha e é difícil que o espaço matinal tenha um público fixo e, mais importante, um público em maior número.
Mas desde aí o programa tem sido um desastre nas manhãs da SIC ora veja: é raro o programa passar dos 20% de share! Ora, precisamente na estação concorrente, a TVI, o seu programa Você na TV! quase chega aos 40% de share, no mesmo horário!
A média dos seus últimos dois meses foi de 1.9% de média e 14.5% de share, um sacrilégio e um abuso, pois o antigo programa do canal (Companhia das Manhãs) não era líder mas obtinha resultados muito melhores do que o talk-show actual.
De lembrar que também o programa só tem cinco meses e o formato da TVI quase três anos e a Praça da Alegria mais de 15 anos!
Não desrespeito a apresentadora Júlia Pinheiro, pois é uma das melhores apresentadoras da actual Televisão Portuguesa, não é ela que não tem experiência! É o próprio programa que precisa de ser reformulado!
Uma coisa que tenho vindo a ver no programa é que a apresentação é feita em duplas e eu discordo de isto! A Júlia é que devia ter o protagonismo e ser a condutora do programa! Não é por acaso que o seu nome está no título do programa! Ana Marques devia estar apenas ao lado de Júlia no Jogo da Glória e nas reportagens de exteriores!Aqui fica a minha opinião e queria deixar aqui bem claro que não vejo só pontos negativos no programa, apenas um aviso à SIC e nada mais. Tudo de bom para o formato e que no futuro se revele um programa bem consolidado e com audiências satisfatórias.