29/06/2011

Apostas da TVI, SIC e RTP1: Chegada do Verão e rentrée de Setembro

Nos últimos 20 anos, a televisão portuguesa nunca assistiu a uma grande «guerra» como a existente entre a TVI, SIC e a RTP actualmente. Por isso, ambas as estações estão a preparar os seus projectos para o verão e para a rentrée que ocorrerá em Setembro.
Abaixo encontram-se os trunfos utilizados pela estação pública e pelas duas estações privadas da nossa televisão para os tempos que se aproximam:

RTP
Master Chef
Ainda este verão chegará aos nossos ecrãs a versão portuguesa de Master Chef pelas mãos da RTP1. O concurso nasceu na Holanda e já teve várias versões em vários países de todo o Mundo, tais como a Nova Zelândia, a Argentina, a França e os EUA.
O concurso baseia-se em encontrar o melhor chef português, relativamente à cozinha. A apresentação estará a cargo de Sílvia Alberto. Um dos jurados será o chef Henrique Sá Pessoa.



A voz de Portugal
Na rentrée de Setembro chegará à RTP a adaptação portuguesa de um concurso musical que será um grande sucesso, tal como já foi na Dinamarca, nos EUA e na Itália.
O concurso baseia-se em encontrar o grande talento português, a nível de cantar. Uma das grande curiosidades deste programa é que os jurados avaliarão os concorrentes virados de costas para eles, para que o que trazem vestido etc... não interfira na sua escolha. Os jurados serão Paulo Gonzo, os Anjos entre outros. A apresentação será de Catarina Furtado.


TVI
Canta Comigo
Este verão a TVI decidiu apostar num talent-show para ganhar audiências. Ainda se sabem poucos pormenores acerca do concurso, mas a estação de Queluz de Baixo já declarou que a apresentação estará a cargo da actriz Rita Pereira.
Quanto aos jurados já estão definidos a apresentadora Fátima Lopes e Luís Jardim. O outro elemento será de cada região por onde os castings passarão, ou seja por exemplo, se um dos castings for em Lisboa, o terceiro elemento será famoso e será dessa cidade.
Agora há última da hora, soubemos que Rita Pereira terá outro ajudante na apresentação, que será um homem. Em cima da mesa estão José Carlos Pereira, Kapinha que está actualmente em Perdidos na Tribo e Pedro Granger, este último se ficar na TVI e não seguir para a SIC.

Mulheres Ricas
Depois de Perdidos na Tribo chega mais um reality-show à TVI. Este será a adaptação portuguesa do estrondoso êxito argentino, Mujéres Ruicas.
O concurso basear-se-à em seguir diariamente a vida de pessoas conhecidas e famosas, mas principalmente ricas! Poderão pertencer a este programa Lili Caneças e Bibbá Pitta.
A apresentação estará a cargo de Iva Domingues. A produtora será novamente a Quatro Cabezas, que também já produziu Perdidos na Tribo, para a TVI.


SIC
Chamar a Música
O grande êxito da estação de Carnaxide está de volta! Herman José já não será o apresentador, obviamente; desta vez a apresentação estará nas mãos de João Manzarra.
Como já se viu pelas outras estações, este concurso pretende descobrir quem canta melhor, mas atenção, esta edição será com personalidades famosas da nossa televisão! O júri ainda não está decidido, mas ainda este Verão chegará ao terceiro canal da nossa TV.


Factor X
O novo concurso da estação de Carnaxide chegará às grelhas em Setembro. Possivelmente terá a apresentação de Bárbara Guimarães, como já foi confirmado pela estação. Mas será que a chegada de Pedro Granger à estação alterará alguma coisa? A ver vamos. O concurso é a adaptação portuguesa de um original inglês, com o nome de X-Factor.
Ainda não se sabe muito bem como será o programa, mas se for como a versão de Inglaterra, será um jogo de obstáculos, existente dentro de um cubo.








28/06/2011

Notícia de última hora: Angélico morreu!

Quatro dias depois de ter sofrido um brutal acidente de viação, o cantor e actor Angélico não conseguiu sobreviver, e morreu hoje.
A notícia já é oficial e foi lançada pelo canal televisivo TVI24. O óbito ainda não foi confirmado pelo Hospital de S. António, na cidade do Porto, onde o cantor deu entrada há quatro dias, mas os amigos e familiares já começaram a despedir-se dele.
Declarado o óbito esta manhã, o programa matinal da TVI, Você na TV!, vai amanhã fazer uma homenagem àquele que será sempre um grande ídolo para milhares de portugueses.
Assim, na página oficial do Facebook do programa, o apresentador Manuel Luís Goucha disse «Faleceu Angélico. Amanhã vamos recordá-lo na parte final do Você na TV. E vamos abrir uma linha telefónica para quem quiser deixar alguma mensagem de apoio».
Deste modo, amanhã Cristina Ferreira e Goucha irão recordar o antigo membro dos D'ZRT, bem como alguns dos trabalhos que fez na TVI, tais como Morangos com Açúcar e a novela Espírito Indomável.

Abaixo podem recordar um dos concertos dos D'ZRT, na série juvenil Morangos com Açúcar


26/06/2011

Sónia Brazão e Angélico em estado crítico!

A semana foi preenchida, particularmente, por duas notícias que abalaram os portugueses, que vitimizaram duas figuras públicas conhecidas: Sónia Brazão que piorou e o cantor Angélico que teve um acidente de viação.
Soube-se agora que o estado de saúde da actriz Sónia Brazão, piorou catastroficamente. A actriz tinha queimaduras de segundo e terceiro grau em cerca de 90% do corpo.
Sónia Brazão, que já estava a respirar pelos seus próprios pulmões, teve que voltar a ser ligada ao ventilador. A dose de sedativos também foi aumentada para ajudar a suportar as dores. Fontes próximas revelam que a atriz está física e emocionalmente muito fraca. Um familiar próximo disse o seguinte:

«Há uma semana e meia que a Sónia não estava ligada ao ventilador, mas está muito fraca, devido aos tratamentos e os médicos acharam que esta era a melhor opção. Os médicos tinham começado a reduzir, progressivamente, a dose de sedativos, mas tiveram de voltar a aumentar, devido às dores»
Quanto ao cantor Angélico, encontra-se internado no Hospital de Santo António, na cidade do Porto, com o prognóstico da situação muito reservado.
O cantor seguia numa viatura que não era a sua com cerca de 4 amigos. Apenas um dos amigos levaria o cinto de segurança, e foi o único que ficou com ferimentos ligeiros.
Ontem, o cantor foi operado ao cérebro, devido a ter sofrido um traumatismo cranio-encefálico bastante grave e com urgência em ser operado.
Portanto, a semana foi marcada por acontecimentos trágicos, que nos fazem pensar que tudo o que existe de mal neste Mundo não acontece aos outros, e depende muito da nossa responsabilidade!

20/06/2011

"Rosa Fogo" (SIC) - Sinopse oficial e perfil das personagens

Hoje ficou a saber-se o nome definitivo da nova produção nacional da SIC! A anterior Beijo à Chuva dá agora pelo nome de Rosa Fogo! Abaixo encontra-se o perfil de cada personagem, bem como a sinopse oficial da trama a estrear em Setembro de 2011.

Em declarações à imprensa, a autora da trama, Patrícia Muller, diz que a trama «é uma história de mulheres, muito feminina, centrada numa família de mulheres, e muito forte sentimentalmente».
A novela falará de «temas actuais, polémicos, séries e muito portugueses» diz Patrícia ao jornal diário Correio da Manhã.
A banda sonora contará com temas de tango, devido à trama se iniciar em Buenos Aires, na Argentina. As gravações começaram a 11 de Junho.
Os protagonistas desta história serão interpretados pelo actor José Fidalgo, bem como pela actriz Cláudia Vieira e Andreia Dinis.

Sinopse Oficial:
Da dança ao paladar, da Argentina à Zona Oeste e do amor ao ódio, “Rosa Fogo” conta uma história contemporânea, moderna e muitíssimo emocional. Situando-se entre o urbano e o campestre, relata o percurso de pessoas reais, com dramas e existências por todos identificados. O glamour, o humor, a esperança e o amor são os quatro grandes pilares desta novela, passada no país de hoje, para que as pessoas possam sonhar com um melhor amanhã.
Gilda Azevedo Mayer, a avó. Maria Mayer, a neta mais velha, bailarina de flamenco. Matilde Mayer, a neta mais nova. Proprietárias de um império farmacêutico – da qual faz parte a Forella, uma empresa de produtos para cabelo -, compõem uma família reduzida a três pelo destino. Unidas e fortes, vão ver as suas vidas abaladas pela entrada de José da Maia, um sedutor que se quer apropriar da fortuna Mayer e que elaborou um plano para o conseguir: faz-se passar pelo filho que Gilda teve há 50 anos. Gilda viverá iludida com a presença de um falso filho. E não imagina que José é o responsável pela morte de Horácio, o verdadeiro filho, levado para a Argentina em pequeno e onde viveu sempre.
O plano de José incluiu contratar Diogo, um ex-delinquente, para seduzir Maria e mantê-la controlada por ele. Maria não sabe quem é Diogo, nem sequer sabe que ele a engana, mas não consegue evitar a presença de Estêvão – um jovem e promissor gestor, na sua vida. Ele apaixona-se por ela. E ela vai fazer de tudo para não reconhecer que ele também não lhe é indiferente…
O que José não estava à espera era da oposição feroz que a pequena Matilde lhe vai fazer. Sempre acompanhada pelos seus labradores, os cães que a família Mayer cria na quinta da Zona Oeste, Matilde é uma criança sensitiva que pressente o mal que José se prepara para fazer. E está disposta a tudo para impedi-lo.
Além destas histórias, “Rosa Fogo” conta também com elementos de humor (através da confeitaria “Imperatriz” e do barbeiro “Barbeiro de Sevilha”), com riqueza visual de cenários como a Argentina e a Zona Oeste, com a forte presença da dança – flamenco, tango, ballet clássico – e ainda com casos inspirados em situações reais, todos destinados a fazer os portugueses pensar, sonhar e acreditar no futuro.

Perfil das Personagens/Actores


Gilda Azevedo Mayer (Irene Cruz) – 70 anos. Casou cedo com Fernando Mayer. Durante anos foi a mulher do líder da Forella, criando dois filhos, António e Miguel, e tratando da quinta na Costa Oeste. O traço que mais define Gilda é a sua dedicação à Forella e às mulheres da sua vida. É muito atenciosa e preocupada com aquilo que a rodeia. Gilda é uma mulher crente e religiosa. Pede pela família e implora perdão pelo seu passado que a persegue diariamente.





Maria Azevedo Mayer (Cláudia Vieira) – 30 anos. Filha de Beatriz e António Azevedo Mayer, ambos mortos num acidente de carro, quando Maria era ainda criança, com 10 anos. Tem poucas memórias dos pais, a avó Gilda foi quem tomou conta dela. É bailarina. Estudou Dança Clássica no Conservatório, porque queria ter todas as bases de dança. Mal saiu, tomou logo conta da companhia BiaMay, que tinha sido criada pela mãe. Decidiu expandir e testar novas misturas: ballet, flamenco (que aprendeu com a mãe) e dança contemporânea. A companhia ocupou o espaço da academia “A menina dança?”, também herança da mãe. Nesta academia, Maria treina, pratica com os seus pares e dá aulas a crianças e a graúdos. É com a academia que ganha dinheiro para manter a companhia. Encara a dança como o espaço de total liberdade. É quando dança que ela se sente ela mesma, no seu estado mais puro e essencial. É aqui que está em profunda comunhão consigo e também com o mundo que a rodeia. Vive com a avó desde sempre. As duas dividem-se entre Lisboa e a quinta.


Agostinho Nunes (Joaquim Nicolau) – 45 anos. Responsável pela criação de Labradores, feita na quinta Mayer, na Costa Oeste. Marido de Carlota Nunes. Agostinho é um homem sisudo, duro e cujas funções o fazem usar roupa prática, que se possa sujar. Mistura-se o facto dele ter sido militar e portanto trabalha usando camuflados, botas, peças usadas em caçadas e misturadas com apontamentos bélicos, gabardines. É um homem que passa muito tempo com os cães, em passeios pela floresta e cuidando-lhes da higiene e alimentação.






Carlota Nunes (Ângela Pinto) – 40 anos. Caseira na quinta de Gilda Mayer e esposa de Agostinho Nunes.
Com o seu marido sofrem o desgosto de não conseguirem terem filhos de forma natural. Ela quer adoptar um filho, mas ele não deixa, porque sente que, como não são os seus pais, não cuidarão dele da forma correcta.
Uma mulher cheia de segredos...





Diogo Martins (José Fidalgo) – 32 anos. É o aliado secreto de José da Maia no seu plano. Vai pedir Maria em casamento, mas as suas intenções não são honestas. É actualmente o agente da companhia de dança BiaMay.






José da Maia (Rogério Samora) – 50 anos. É um burlão, um esquemático, um trapaceiro de pouca monta. Fez especulação imobiliária, algum tráfico de droga, pequenos negócios ilegais até se tornou demasiado ganancioso e perdeu tudo. Acumulou muitas dívidas na Argentina, país onde decidiu “investir” há uns anos. Ele faz tudo o que for preciso para conseguir enriquecer, sem ter que dar no duro.




Lara Gomes (Ana Nave) – 48 anos. É empregada na quinta argentina de José da Maia. Ela sempre trabalhou no campo e não sabe fazer outra coisa. A sua vida está ligada à terra e é ligada à terra que quer continuar. Conheceu Horácio muito nova e casou com ele, verdadeiramente apaixonada. É uma mulher fiel e dedicada ao seu marido.






Horácio Gomes (Joaquim d’Almeida) – 50 anos. Vive na Argentina, casado com Lara e pai de Javier. O casal partilha o mesmo amor pelo campo, pelo silêncio da planície, pela labuta e o suor de quem trabalha a terra.
É uma boa pessoa, que tem a mentalidade dos anos 70, os anos de ouro da sua vida, e é feliz assim.





Javier Gomes (Tomás Alves) – 22 anos. Javier é filho de Lara e Horácio. Nasceu na Argentina e foi criado nos vários sítios onde a mãe e o pai trabalhavam. Quando o conhecemos é estudante mas vai abandonar os estudos para ajudar a mãe – e ele próprio – a recuperarem da perda de Horácio, quando este morre. É um rapaz muito humilde, simples e desprentioso, mas ao mesmo tempo ambiciona uma vida rica, mas prentende obtê-la atrás da honestidade.


Estêvão Amorim (Ângelo Rodrigues) – 35 anos. Filho de Teresa e Luís Amorim (que já morreu). Não tem irmãos. Quer ser gestor de topo, à frente de uma multinacional. A Matemática, os números, a lógica, aliado a negócios e à possibilidade de fazer uma empresa prosperar e ganhar dinheiro, gerando postos de trabalho e produzindo, é o que o move. Progredir, crescer, fazer mais e chegar mais alto. Estêvão é ambicioso, quer muito, quer mais. Não só para si, mas numa perspectiva global. Maria, e a sua faceta artística, serão o que Estêvão vai precisar.



Teresa Amorim (Lídia Franco) – 65 anos. Foi professora primária, até ter tido que se afastar por causa do Alzheimer que a envelheceu muito em poucos anos. Teve um grande desgosto por ter interrompido o seu trabalho, mas teve que se consolar. Depositou muitas esperanças e expectativas em Estêvão, fez todos os sacrifícios necessários para que o filho pudesse estudar e ter uma boa vida. A viuvez foi um choque, que foi superando com lentidão. Vê na morte a tal libertação e o encontro com o seu amor, o marido. A esperança do além conforta-a.



Catarina Torres (Sandra Barata Belo) – 35 anos. Enfermeira. Catarina trata da mãe de Estêvão, Teresa Amorim. Teve uma infância e adolescências destruídas. O seu pai agredia a mãe e acabou por matá-la. Está separada há dez anos, vinda de um casamento violento e habitado por maus-tratos físicos. Catarina sabe que, um dia, o seu ex-marido pode encontrá-la. Desconfia dos homens e das aproximações deles devido à sua história de maus tratos por Paulo. Vai ter dificuldade em gerir a sua relação com Estêvão.



Júlio Fragoso (Manuel Cavaco) – 65 anos. Reformado da Função Pública onde foi empregado nas Finanças. Júlio era fiscal de contas e passou toda a sua vida num gabinete, lidando com facturas e dossiers. Há uns meses, foi mandado para casa depois de um ataque de coração, e reformou-se por antecipação. Está desocupado, mas entretém-se controlando as vidas da família e vizinhos, e com um mega projecto de restauro de bicicletas e motas que ele monta e desmonta num confuso hall de passagem do prédio onde habita.


Regina Fragoso (Rosa do Canto) – 60 anos. Casou com Júlio Fragoso e é mãe de Anita, Sofia e Francisco. Regina é reformada de uma transportadora aérea. Trabalhou toda a sua vida no aeroporto de Lisboa, no groundforce, como assistente de check-in. Esta foi a profissão com que sempre sonhou: relacionar-se com passageiros de origens diversas, organizando-lhes a viagem, num discreto e metódico contacto. Actualmente, dá aulas de inglês – língua que falou durante anos por motivos profissionais e gosto pessoal – numa escola sénior, porque se quer manter ocupada.




Anita Fragoso (Andreia Dinis) – 26 anos. Anita, a mais nova dos Fragoso, ensina ballet, sevilhanas e dança contemporânea na academia, a crianças e graúdos.
Trabalha conjuntamente com a personagem de Cláudia Vieira.

Sofia Fragoso (Anabela Teixeira) – 32 anos. Sofia é filha de Júlio e Regina Fragoso e irmã de Francisco e Anita. É responsável pela comunicação e imagem na Forella. Está grávida de 5 meses, de Manuel, seu marido. Quando descobrir que um cancro pode impedir o nascimento do tão desejado bebé, vai fazer o impensável para o salvar.







Manuel Dantas Figueira (Sérgio Praia) – 35 anos. Manuel é um homem sério, com o rosto marcado por alguma desconfiança, defeito de profissão. É Inspector-Chefe na Policia Judiciária. Manuel é responsável pela prevenção e investigação criminal, realização de operações, diligências e actos de investigação relativos a: homicídios; abusos sexuais; raptos ou sequestros com tomada de reféns; incêndios e explosões provocadas; actos de terrorismo; falsificação de documentos; tráfico de drogas; branqueamento de capitais; entre outros. Vigia, captura e interroga criminosos. Prepara-se para, paralelamente, ser pai de uma criança com a sua mulher, Sofia. É o primeiro filho de ambos.


Alzira Santos (Maria Emília Correia) – 65 anos. Casou cedo com um excelente cozinheiro e doceiro. Os dois estavam muitíssimos apaixonados. Jerónimo, o marido, ensinou-lhe tudo o que sabe sobre a arte da doçaria. Os dois abriram a confeitaria “Imperatriz” num dos prédios da família Mayer (tem muitos espalhados por Lisboa). Começaram por servir todo o tipo de bolos, mas depois especializaram-se em casamentos, baptizados e festas de anos. É uma das melhores confeitarias de Lisboa. Alzira é mãe de dois rapazes, Alberto, 28 anos, e Samuel, de 27. São os seus “meninos”.


Alberto Santos (Joaquim Horta) – 28 anos. Pasteleiro na Imperatriz. Alzira é a mãe, Jerónimo (entretanto falecido), seu pai, e Samuel, o seu irmão Adora mulheres, trata-as como princesas, não mente, mas é um pinga-amor, um verdadeiro romântico.





Samuel Santos (André Nunes) – 27 anos. Responsável pela distribuição na Forella. Alzira é a mãe, Jerónimo (entretanto falecido), seu pai, e Alberto, o seu irmão. Samuel – e também o seu irmão Alberto – são mulherengos e estão sempre rodeados de namoradas e amigas, coisa que desagrada a Alzira e a torna controladora. Leva a sua vida com estilo e charme. Trabalha usando a sua sensualidade como arma perante os clientes e colegas.



Sílvia Fragoso (Oceana Basilio) – 38 anos. Sílvia é a única filha de um casamento tardio. Os pais de Sílvia já não são vivos. É casada com Francisco, mas têm uma relação desgastada. Actualmente, trabalha como empregada na confeitaria Imperatriz, tendo sido Alzira quem lhe estendeu a mão. Sílvia tem o curso de Psicologia, mas nunca conseguiu entrar para esse mercado de trabalho, embora mantenha esse sonho. e sente-se frustrada profissionalmente. Nunca desiste de ser uma boa mãe. Vera Mónica é tudo para ela. Dedica-se e protege a filha.



Glória Rufino (Dânia Neto) – 23 anos e é a filha de uma prima afastada de Alzira que vem estudar para casa dela. O seu desejo é ser cozinheira (não só de bolos, mas de tudo). Os pais moram longe, numa pequena vila do interior, e ela não tinha como continuar a estudar. Alzira, espertalhona, prontifica-se a acolher Glória, na esperança de poder contar com mais ajuda na Imperatriz. Glória aparece como uma rapariga virgem, doce, suave. Alzira acha que a vai poder dominar, sem grande problema.





João Nuno Melo (Dinarte Branco) – 40 anos. Director de investigação da Forella. Divide-se entre a criação de champôs da marca e um amor secreto por Eduarda, mas tem vergonha em demonstrar os seus reais sentimentos.







Eduarda Rodrigues (Helena Laureano) – 40 anos. Responsável pela contabilidade na Forella e em busca do grande amor da sua vida, tarefa difícil para ela, porque é muito agarrada ao trabalho.





Amélie Sampaio (Ana Padrão) – 46 anos. Licenciada em Farmácia. É responsável pelo desenvolvimento de projectos de cosmética, na Forella.
Faz parte do núcleo cómico desta trama, junto de Helena Laureano e Inês Castel-Branco.







Ambrósio Conde (António Fonseca) – 65 anos. Pai de Aida e Carmen, assume o seu papel de pai-viúvo e enche as filhas de mimo, como forma de as compensar pela perda que sofreram. É barbeiro desde que se entende por gente. O seu pai era barbeiro numa aldeia em Bragança e ele aprendeu tudo o que sabe com ele. Abriu “O Barbeiro de Sevilha” uns anos depois de ter partido rumo a Lisboa, mas a barbearia já não consegue competir com os cabeleireiros unisexo das grandes superfícies comerciais. Infelizmente, desde há dois anos para cá, que os clientes foram escasseando e o que era outrora uma barbearia movimentada e com mais dois empregados, é agora um estabelecimento às moscas, apenas com Ambrósio a atender. Ele está cansado da cidade e dos seus falhanços pessoais e pensa em regressar à sua terra natal em Bragança.



 
Carmen Conde (Inês Castel-Branco) – 26 anos. Carmen é a mulher dos mil empregos. Já entrou e saiu de mais de quinze trabalhos diferentes. Já foi caixa de supermercado, empregada de balcão, auxiliar de acção médica (aqui conhece Catarina e tornam-se amigas), empregada numa empresa de limpezas, já trabalhou em armazéns, numa fábrica de meias. Conseguiu a proeza de ser despedida de todos eles. Regra geral porque se envolvia com colegas de trabalho, ou com os seus chefes (casados). O sonho dela é ter um negócio seu, ser a sua própria patroa por isso, quando Ambrósio parte para a terra, deixando-lhes a barbearia, para que façam com o espaço, o que bem entenderem, ela voa e divaga com mil e uma hipóteses de negócio.


Aida Conde (Susana Mendes) – 28 anos. Aida é uma apaixonada por livros. Desde pequena que sempre passou mais tempo com o nariz nos livros, do que a brincar. Nas páginas dos livros ela pode ser quem quer, conhecer o mundo inteiro, sem ter que sair da sua concha. Não tem grandes ambições profissionais, nem pessoais. A sua timidez é tão grande, que não se imagina num trabalho, onde tenha que conviver com mais pessoas.







 Vitor Barbalho (Rui Porto Nunes) – 24. anos. Vítor é um jovem licenciado em Direito e desempregado. Vítor quer ser um brilhante advogado, mas encontra muitas dificuldades no mercado de trabalho. Enquanto não consegue fazer carreira na advocacia, a barbearia “O Barbeiro de Sevilha”, vai ser o seu posto de trabalho, amizades e até romance. Quando chega à barbearia a pedido do pai das manas Conde, com o objectivo de as espiar, acaba por ficar ali como ajudante de Carmen e Aida e mudar-se para casa delas.



18/06/2011

Vêm aí novas séries na RTP!

A RTP1 já está a preparar uma nova mão de séries a serem lançadas no ecrã este Verão, ou na rentrée de Setembro.

A Sagrada Família
A Sagrada Família já estreou no seu ecrã, e pode vê-la às quartas-feiras, depois do Telejornal. Uma série com um elenco de luxo, da qual se destacam os seguintes nomes: Simone de Oliveira, Vítor Norte, Ana Brito e Cunha, Guida Maria, Joaquim Nicolau, Fátima Belo e Filipe Vargas.
Este projecto foi escrito por João Quadros e Roberto Pereira, com supervisão do actor e apresentador Nicolau Breyner.
Em declarações à imprensa, José Fragoso o ex-director de programação da RTP, disse que "com esta série atingimos o pleno de programas humorísticos em antena. Esta série pretende divertir os telespectadores".
Esta série marca o regresso de Vítor Norte aos ecrãs, e também o último trabalho de Simone de Oliveira na RTP1, que depois partiu para a TVI, estando actualmente em Remédio Santo.
A sinopse é simples: A família Rabello d'Aguiar já foi rica, mas depois de o patriarca morrer, a fortuna deste foi divída pelos seus três filhos e pela esposa, Simone de Oliveira.
Os filhos gastaram tudo até ao último cêntimo, em férias, negócios parvos, acções que não valem nada, casinos...
Agora a missão deles é roubar o dinheiro à mãe, que, com o dinheiro que recebeu, triplicou a sua fortuna! Para isso, uma parte do seu palacete é dedicada, às escondidas, a diversos eventos onde ganham dinheiro: festas, baptizados, casamentos, filmes pornográficos...
Vamos agora é rezar para que a mãe não descubra, porque senão ficam todos lixados naquela casa de loucos!

Velhos Amigos
Esta série é o retrato emocionante de três idosos totalmente diferentes: José (Luís Alberto), Carlos (Orlando Costa) e Matias (João Maria Pinto), que têm entre 70 e 80 anos. José vive com a filha, Eunice (Margarida Cardeal), com o genro que não se dá nada bem, Eduardo (Filipe Vargas) e com o neto que é o seu único motivo de alegria, Pedro (Miguel Jesus); Carlos é reformado e passa a vida fazendo pequenos biscates; Matias vive na solidão, totalmente sozinho, porque o filho vive no Estrangeiro.
Então, os três amigos decidem partir numa viagem de carro ao longo do País conhecer o nosso património e redescobrir a vontade de viver! O que eles não sabem é que Pedro, o neto de José, também viaja com eles...

Os Compadres
Este sitcom trará aos ecrãs o elenco de uma série antiga que encantou os portugueses da altura, Nico d'Obra. Mas como na original, Nicolau Breyner já não é taxista, mas sim dono do estabelecimento Café esteja convosco; e Fernando Mendes será o dono da Agência Funerária Já não está quem Falou.
Também existem as novidades! Lena (Rosa do Canto) é casada com Nando (Fernando Mendes) e serão pais de Sandro (Rúben Correia), que é um homossexual não-assumido.
Entrarão também na mini-trama de 22 episódios, Jorge (Teotónio Pereira) e Tatiana (Inês Aires Pereira), que ainda podem ser vistos em Lua Vermelha, da SIC; ambos darão vida a um casal de namorados. Tatiana é filha de Nico (Nicolau Breyner) e Odete (Ana Zanatti), que não vêm com bons olhos o futuro genro...


17/06/2011

"Violeta" - nova novela da TVI em 2012

A TVI deu ontem a conhecer ontem mais pormenores da nova novela que está a preparar para o ano de 2012. O seu nome será Violeta.
A estação líder de audiências declarou ontem à imprensa que a partir do mês de Setembro haverá apenas duas novelas nos ecrãs da TVI, as já estreadas tramas Anjo Meu e Remédio Santo.
A trama que está a ser preparada já contém alguns pormenores! A autoria será de Tozé Martinho, que escreveu grandes êxitos, tais como Olhos de Água, A Outra, e mais recentemente, Sentimentos.
Violeta!! xD
Primeiramente, Tozé teria escrito uma novela com o título de A terceira Vez, mas esta não foi aceite pela TVI por ter muitas semelhanças com outra novela já conhecida: Saber Amar. Os protagonistas desta trama deveriam ter sido Pedro Lima e Sofia Alves.
A nova trama terá três vilões: Mariana Monteiro e Pedro Górgia (saídos recentemente de Espírito Indomável) e Luís Lourenço (actualmente em Perdidos na Tribo).
O elenco contará com actores e actrizes que estão ou estiveram em produções presentes no ecrã ou recentemente terminadas:

Espírito Indomável
Liliana Santos (Tininha)
Mariana Monteiro (Joana)
Pedro Górgia (Alexandre)
Santiago Romero (Inspector Passarinho)
Vera Kolodzig (Zé/Constança)

Mar de Paixão
Eunice Munoz (Alice)
Jéssica Athayde (Rosa)
Mafalda Pinto (Cláudia)

Morangos com Açúcar VIII
David Carreira (Lourenço)

Sedução
Catarina Gouveia (empregada do cabeleireiro Alice)
Fernada Serrano (Júlia)
Nuno Homem de Sá (Belmiro)

Além destes actores, farão parte também Miguel Guilherme, que participou em Conta-me Como Foi (RTP1) e O Dom (TVI); e também Virgílio Castelo, que participou em Laços de Sangue, da SIC, e que deixou de ser o Consultor para a Ficção Nacional do canal SIC.
Luís Lourenço também participará nesta novela, e podemo-lo ver actualmente em Perdidos na Tribo. O seu último trabalho de ficção na TVI teria sido Deixa que te Leve.


14/06/2011

Novidades da nova novela nacional da SIC

Laços de Sangue já vai no episódio 228, e há já um mês que a SIC está a preparar a sua substituta, que deverá estrear na rentrée de Setembro deste ano.
Beijo à chuva - *.*
Patrícia Muller será a autora deste novo projecto, que pretende ser um clássico romântico, que viverá muito a luta entre o bem e o mal, a crise económica que o País atravessa actualmente, e poderá ter algumas cenas gravadas no Campo.
Beijo à Chuva é, actualmente, o seu nome provisório, inspirado na telenovela brasileira da Rede Globo, Beijo na Boca, e os protagonistas são Cláudia Vieira e José Fidalgo.

Patrícia Muller, a autora
Em relação à trama, sabe-se que a personagem de Cláudia Vieira é neta da personagem de Emília Correia, e vivem ambas no campo. Cláudia terá um grande segredo com Rogério Samora, e Andreia Dinis será a sua melhor amiga e confidente.
Helena Laureano terá uma personagem marcante, que ficará para sempre registada na sua carreira e currículo televisivo.
Outra das novidades é que esta novela não repetirá nenhum dos actores/actrizes que estão em Laços de Sangue, apenas Sinde Filipe terá presença nas duas produções.
Abaixo, encontra-se a lista dos actores e actrizes já confirmados na trama de Patrícia Muller:

Protagonistas
Cláudia Vieira
José Fidalgo

Outras Actrizes
Anabela Teixeira
Andreia Dinis
Helena Laureano
Inês Castel-Branco
Lídia Franco (ainda não está confirmada)
Maria Emília Correia
Maria João Abreu
Maya Booth (ainda não está confirmada)
Oceana Basílio
Rosa do Canto
Sandra Barata Bello
Sara Salgado

Outros Actores
André Nunes (ainda não está confirmado)
Júlio César (ainda não está confirmado)
Manuel Cavaco
Nuno Janeiro
Rogério Samora
Rui Porto Nunes
Sinde Filipe



09/06/2011

Sugestão Mensal de Leitura (Julho)

A tão conhecida colecção The House of Night, escrita pelas autoras P.C. Cast e Kristin Cast, tem mais um volume lançado! Não perca!
O novo volume chama-se Queimada (burned em inglês) e continua a contar a saga de vampiros que já conquistou os leitores da anterior história de Luz e Escuridão (mais conhecida por Crepúsculo).
A história desta colecção baseia-se numa rapariga chamada Zoey Montgomery que vive num mundo totalmente igual ao nosso, mas que possui um detalhe que altera tudo: no seu mundo, existem vampiros e as pessoas têm conhecido deles.
Zoey é uma rapariga normal. Até que uma dia ela é marcada por um vampiro passageiro e tem que ir paraCasa da Noite ou então poderá morrer. Terá que deixar para trás os seus amigos, o seu namorado, a sua família e o seu nome, passando a ser conhecida como Zoey Redbird.
Lá ela irá terminar a sua transformação e aprender tudo o que os vampiros já transformados sabem. Além de conhecer novos amigos como Stevie Rae, Damien e as gémeas, bem como a sua inimiga: Aphrodite.
Um volume a não perder!

04/06/2011

Sugestão Mensal de Cinema (Junho)

Neste mês de Junho, a minha sugestão cinematográfica vai para a última aventura d'Os Piratas das Caraíbas. Não perca!
Quando Jack (Johnny Deep) se cruza com uma mulher do passado (interpretada por Penélope Cruz), não consegue distinguir se é amor ou se está  a usá-la para encontrar a lendária Fonte da Juventude. Quando ela o força a embarcar no navio "Queen Anne’s Revenge", o navio do temível pirata Barba Negra, Jack encontra-se numa aventura inesperada, onde não sabe quem temer mais: O Barba Negra, ou a mulher do seu passado.
O elenco conta ainda com Orlando Bloom, Geoffrey Rush e Keira Knightley, grandes actores e actrizes com carreira internacional.
A quarta aventura dos piratas tem como slogan On Stronger Tides, ou seja, 'navegando águas profundas', uma aventura imperdível, recheada de suspense, terror e também com cenas cómicas.

03/06/2011

Festival de Monte Carlo - Nomeações Portuguesas

Durante mais um ano consecutivo, a ficção e informação portuguesa consta da lista de nomeações para a 51.ª Edição do Festival Monte Carlo, em França!
Este ano, existirão cerca de duas nomeações relativamente às séries de ficção, e uma nomeação de cariz Informativo, da RTP1 e da SIC, respectivamente.
A  série Noite Sangrenta foi nomeada para categoria de 'Melhor Minissérie' da Televisão. Foi uma das três minisséries encomendadas pela RTP1 à SPTelevisão, para comemoração do centenário da República. Este projecto foi dirigido por Tiago Guedes e Frederico Serra.
Além da nomeação para melhor minissérie, a protagonista do projecto Isabel Abreu está nomeada na categoria de 'Melhor Actriz de Minissérie'.
Nas nomeações estão também a série Pai à Força, nomeada em cerca de quatro prémios: 'Melhor Realizador Internacional' e 'Melhor Realizador Europeu', para Jorge Marecos Duarte, o realizador; 'Melhor Actor' para Pêpê Rapazote e Sinde Filipe; e 'Melhor Actriz' para Cláudia Oliveira e Isabel Abreu, esta última com duas nomeações este ano.
Mas a vitória será difícil para as séries, porque estarão a concorrer com The Pillars of Earth, Carlos e The Kennedys, grandes êxitos internacionais.
Na SIC, a reportagem O meu nome é Portugal, da jornalista Ana Sofia Fonseca, está nomeada na categoria de 'Melhor Reportagem Europeia'. A reportagem apresenta a vida de João Sabadino Portugal, que foi capturado por soldados portugueses em Moçambique, em 1967.
Esperemos agora, que alguma nomeação se considere vencedora!