17/05/2012

Morreu Dona Summer!

A rainha do estilo de música Disco morreu hoje, ao fim do dia, com 63 anos, vítima de um cancro prolongado mas que era desconhecido oficialmente. Conheça a sua carreira!

Donna Summer com 23 anos
Infância e Adolescência
A cantora nasceu a 31 de Dezembro de 1948 na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A sua primeira experiência musical foi na banda The Crow. Após o fim da banda, acabou os estudos e mudou-se para a Alemanha com o musical Hair, bastante afamado na época. Foi lá que a sua carreira se iniciou


Início de Carreira
Em 1973 casou-se com Helmut Sommer, trabalhando em vários teatros e musicais. Após várias músicas lançadas e falhadas, o seu primeiro single com sucesso explosivo foi Love to Love You Baby. Com o sucesso adquirido, muda-se novamente para os Estados Unidos com o seu produtor, Giorgio Moroder e com a família, a fim de lançar o seu primeiro álbum, com o mesmo nome do single, que obteve um sucesso fantástico.

Carreira Consolidada
On the Radio, o seu maior sucesso
Em 1976 volta com novos registos discográficos, nomeadamente os álbuns A Love Trilogy e também Seasons of Love. Em 1977 lançou mais um álbum, desta vez chamado I Remember Yesterday, com o seu primeiro grande sucesso em terras americanas e que ainda hoje é aclamado como sendo o número 1 de estilo Dance: I feel Love.
E entre vários álbuns lançados posteriormente (que no total são 17), há a destacar um lançado em 1979, intitulado Once Upon a Time, baseado no conto de fadas Cinderela, destinado a um filme com o mesmo nome. Este fez um enorme sucesso junto do público infanto-juvenil.

Prémios Galardoados
Ganhou 5 Grammys ao longo da sua carreira, com destaque para 1979, quando ganhou na categoria de Melhor Banda Sonora Original, e para 1981 na categoria de Melhor Álbum de Dance. Para além destes, foi galardoada com 6 American Music Awards. Foi a primeira cantora americana a colocar três álbuns no número 1 nos Estados Unidos e, por isso, foi homenageada com o prémio Recorde da Billboard, em 1999.

Casamentos e Descendentes
Em 1971 casou com Helmut Sommer, com quem teve uma filha, divorciando-se em 1975. Em 1980 voltou a casar, desta vez com Bruce Sudano, estando juntos até hoje, tendo quatro filhos e dois netos.

Donna Sumer com 45 anos
Actualidade
O seu cancro pulmonar era desconhecido oficialmente, e ainda não há muitos pormenores sobre a doença. No entanto, a cantora planeava um regresso às lides discográficas, estando a concluir o seu 18º álbum. Mesmo com a morte da rainha do Dance, o seu álbum pode ser lançado como póstumo ainda em 2012. O seu último álbum lançado foi em 2008, com Crayons, e o último single em 2010, intitulado To Paris with Love, chegando ao número 1 da Dance Billboard.

Recorde a Rainha do Dance com On the Radio!
RIP Donna Sumer! :'(

Sem comentários:

Enviar um comentário