27/11/2011

'A Ilha dos Escravos' - a nova série da RTP

A Ilha dos Escravos é uma série da RTP gravada há já vários anos, juntamente com Regresso a Sizalinda. A RTP decide, finalmente, exibi-la já no dia 8 de Dezembro!
 
Esta é uma co-produção entre Portugal, Brasil e Cabo Verde, e conta com um poderoso elenco de luxo dos três países de Língua Oficial Portuguesa.
Do elenco português fazem parte nomes como Diogo Infante, Vítor Norte, João Lagarto, António Capelo, Anabela Teixeira e Ana Bustorff; Vanessa Giácomo, Milton Gonçalves, Zézé Mota e Francisco Assis são do Brasil; Josina Fortes e Luís Évora de Cabo Verde.
 

Sinopse: A Acão decorre em Cabo Verde (Ilha de Santiago), durante a primeira metade do século XIX, com breves segmentos de extensão a Viena de Áustria e ‘flashbacks’, centrados na ilha de Santo Antão e no Brasil (Salvador da Bahia), pelos fins do século XVIII.
O levantamento de tropas, na Cidade da Praia, instigado por oficiais desterrados para o arquipélago, em consequência da derrota dos partidários do infante D. Miguel, na guerra civil portuguesa, é o núcleo histórico do filme. Os rebeldes, contrariando as suas próprias convicções antiliberais, tentam aliciar para o seu campo a população escrava, à falta de outros meios humanos que lhes corporizem os desígnios. Conspiração político-militar por um lado, insurreição de escravos por outro, ambas associadas, mas só transitoriamente convergentes, e a mistura não podia ser senão explosiva. A enlear a trama, ocorre ainda um acontecimento imprevisto.
De um navio negreiro francês naufragado na costa da Ilha, a caminho das Américas, foge um grupo de escravos, recém-capturados nas costas da Guiné, que se refugia nas montanhas, suscitando a repressão militar cega e indiscriminada. Se o núcleo histórico do filme é abertamente conflituoso, o núcleo dramático não o é menos, com uma trama melodramática que nos remete, em pleno, para o período romântico em que a ação decorre.
É neste contexto que a história do amor impossível, e secreto, de um escravo, João, pela sua senhora, a bela mestiça Maria (Vanessa Giácomo) – já de si triangular porque João é, por sua vez, amado de forma incondicional pela escrava Luísa – ganha novos contornos com a chegada de um quarto elemento à ilha, o misterioso Albano (Diogo Infante)…

Sem comentários:

Enviar um comentário