09/03/2012

Festival da Canção 2012

É já amanhã que a RTP transmite a 48ª edição do Festival da Canção. Pelas 21:30 veja mais uma grande gala que escolherá o  melhor cantor português a levar à competição europeia. Saiba agora de todos os pormenores!

Os Apresentadores
Este ano o certame da estação pública será apresentado por Sílvia Alberto e por Pedro Granger, uma dupla muito especial que já não trabalhava junta desde o final da segunda edição de Ídolos, transmitida pela SIC em 2003. Para Sílvia este é já o quinto ano consecutivo que o apresenta (2007-2012), mas para Pedro este é mesmo a concretização de um sonho de infância. Já as reportagens exteriores e visitas aos bastidores estarão a cargo de Joana Teles, no seu terceiro ano consecutivo.

O Palco 
Num ano em que a crise torna-se a palavra de ordem, o Festival da Canção reduziu os seus custos e não será transmitido em directo do Teatro Camões, mas sim nos estúdios da RTP na Avenida Marechal Gomes da Costa, nomeadamente no Estúdio 1.
Mas a maior surpresa foi outra. Soube-se recentemente que a Tavola Nostra, uma das maiores empresas do Mundo que colabora nos espectáculos do Circo Du Solei, produzirá com a RTP o grafismo, o palco, a decoração bem como outros aspectos ligados ao design. Uma parceria que já vem desde 2007, quando as duas empresas trabalhavam juntas na produção das várias edições das 7 Maravilhas de Portugal.

O Logótipo
Este ano o tema oficial do festival é o Fado, eleito Património Imaterial da Humanidade em Outubro de 2011. Para isso, o logótipo deveria transmitir uma leve simbiose entre o fado e a música actual, e as cores predominantes são o preto (em memória ao xaile tradicional), e também o roxo e o laranja, cores que foram escolhidas pelos concorrentes, e que também farão parte dos fenómenos coloridos do palco no próximo dia 10 de Março. Já o nó formado pelas três cores simboliza a força e a união do povo português e também as cordas que estão presentes na famosa guitarra portuguesa. 



Os Concorrentes e as Músicas
A lista dos concorrentes a concurso na edição deste ano já foi revelada pela RTP e alguns nomes são bem conhecidos do povo português, ora veja:
Gerson Santos - Redescobrir Portugal;
António Martins da Silva - Amanhã Começa o meu Futuro;
Filipa de Sousa - Vida Minha;
Pamela Salvado - Fica a Saudade;
Vânia Osório - O Mundo Passa;
Arménio Pimenta - Um Poema na Bagagem;
Pedro Tomás - Outono em Forma de Gente;
Joana Leite Silva - O Amor é Maior que a Vida;
Rui Andrade - Amor a Preto e Branco;
Carlos Costa - Queres que eu Dance;
Ricardo Soler - Gratia Plena.

Sem comentários:

Enviar um comentário