E esta é a terceira edição da sua rubrica A Reportagem. Depois de lhe termos mostrado os pormenores de Doce Tentação e também de Louco Amor, da TVI, chega a vez de apresentar-vos a próxima novela da SIC: Dancin'Days.
O nome
Para surpresa de muitos, o nome da próxima novela de Carnaxide manter-se-à igual ao da trama brasileira: Dancin'Days. Embora o nome seja em inglês, marcou uma época e pretende com que os portugueses se lembrem da história que passou em Portugal entre 1978 e 1979.
A Escolha da História
O contrato entre a SIC e a TVGlobo foi assinado em 2010, e tinha como objectivo a produção conjunta de duas novelas: uma portuguesa e um remake. A primeira foi Laços de Sangue, que foi um autêntico sucesso, estrelada por Joana Santos, Diana Chaves e Diogo Morgado.
Entretanto pensou-se que o remake vinha logo após o fim da novela da nossa gente, mas a imprensa enganou-se. Com a chegada à SIC de uma nova guionista televisiva, Patrícia Muller, vinda da TVI, esta decidiu criar uma novela novela, a actual Rosa Fogo.
Paralelamente a isto, a imprensa continuava a tentar adivinhar a produção brasileira que Portugal iria adaptar. E entre Roque Santeiro e Rainha da Sucata, Nuno Santos noticiou em Agosto que seria Dancin'Days.
A Escolha de Mariana Côrte-Real
Joana Ribeiro |
Na versão original, Glória Pires deu vida àquela que seria filha de Júlia Soares e sobrinha de Yolanda Soares. Mas, e na versão portuguesa? As produtoras decidiram abrir um casting a todas as jovens portuguesas que quereriam ser actrizes e participar num projecto desta envergadura. E após mais de 20.000 raparigas, a escolhida foi Joana Ribeiro, uma jovem ainda desconhecida dos portugueses.
De realçar que SIC tem apostado nestes castings para a descoberta de novas estrelas, como aconteceu em Setembro do ano passado, quando descobriu Matilde Miguel para encarnar a personagem central da novela do horário nobre Rosa Fogo.
A Apresentação à Imprensa (09/03/2012)
Foi ontem que a novela produção da SIC foi apresentada à imprensa nacional, no Hotel Alvis Belém, localizado em Lisboa. Esteve presente grande parte do elenco, assim como membros dos dois canais e da SP Televisão. Veja agora algumas fotos e um vídeo divulgado no Jornal da Noite.
Joana Santos
Albano Jerónimo
Soraia Chaves
José Fidalgo
Débora Monteiro, Miguel Costa e Ana Guiomar
João Ricardo e Pêpê Rapazote
Margarida Cardeal, Gracinda Nave e Mariana Norton
Maya Booth
Sisley Dias
Joana Figueira, Sílvia Filipe e Sofia Sá da Bandeira
Diogo Carmona, Leonor Vasconcelos e Henrique Gil
Sofia Cerveira
Joana Seixas e Pedro Laginha
Catarina Avelar a ser entrevista pelo programa E-Especial
Sara Barradas e Vitória Guerra
Luís Marques (SIC), Guilherme Bokel (TVGlobo) e Pedro Lopes (autor)
Júlia Pinheiro e representante da Globo
(Vídeo do Jornal da Noite sobre o remake. Houve um problema no blog, se quiser vê-lo clique no link)
História e Elenco
O autor Pedro Lopes apresentou a sinopse oficial no mesmo dia da apresentação à imprensa e dividiu-a por núcleos que, na sua grande maioria, são as famílias da história. Dancin'Days promete arrasar, e só pelo elenco já é uma aposta ganha. Conheça agora!
Júlia Matos (Joana Santos)
No início da história, Júlia tem 18 anos e é estudante universitária. De classe média baixa, órfã de mãe, que morreu no seu parto, está no primeiro ano de Ciências da Comunicação e acabou de descobrir que está grávida do seu namorado, um colega da faculdade. Apesar da novidade inesperada, Júlia encara a gravidez com optimismo e mantém-se confiante num futuro feliz. No entanto, tudo muda quando no fim duma noitada de copos, a sua irmã Raquel atropela um homem, fugindo de seguida. Para proteger a irmã, que está alcoolizada e com carta de condução apreendida, Júlia diz à polícia que era ela quem estava a conduzir. Esta atitude nobre sair-lhe-à muito cara, pois após um intrincado processo penal, Júlia acaba acusada de homicídio e condenada a uma pesada pena de prisão.
Já presa, Júlia dá à luz uma menina, Mariana, que entrega à irmã para que esta a eduque. Os anos seguintes serão muito duros: à experiência da prisão, soma-se o abandono do namorado, a morte do pai e finalmente o desprezo da irmã que, depois de conseguir um marido rico e de se afeiçoar à sobrinha Mariana, e a seu próprio pedido, deixa de a visitar.
No tempo presente, Júlia continua a ser uma mulher atraente, mas está psicologicamente muito afectada. Sente-se complexada por ter passado quase metade da sua vida na prisão e, embora tenda a mostrar sempre uma imagem de força, no íntimo tem muito receio do mundo que a espera cá fora. O primeiro confronto com a irmã só agrava os seus receios, pois Raquel, por meio dum jogo de manipulação psicológica, fá-la crer que assumir a maternidade da filha seria um choque brutal para Mariana e convence-a a tentar endireitar a sua vida antes de qualquer aproximação. Júlia acede, convicta de que dará a volta por cima, mas rapidamente descobre que a sua reintegração na sociedade será mais difícil do que alguma vez imaginara e que ainda terá de lidar com uma série de dificuldades.
Raquel Corte-Real (Soraia Chaves)
Irmã de Júlia, tem mais seis anos do que ela. Devido às dificuldades económicas da família e também à sua pouca predisposição para estudar, abandonou os estudos antes mesmo de completar o 12º ano e empregou-se no comércio, tendo por principal objectivo encontrar um homem de posição que lhe dê algum conforto económico. Marcada pela dor profunda que foi a perda da mãe quanto tinha apenas seis anos de idade e revoltada com a sua condição social, Raquel não deixa, porém, que essa amargura afecte a maneira como se relaciona com os outros.
Durante algum tempo, Raquel ainda visita Júlia na prisão e ao longo de todos os anos em que esta está presa envia-lhe dinheiro e livros, mas depois de conhecer Zé Maria, o homem com quem vem a casar e que pertence a uma classe social superior, acaba por deixar de visitar a irmã, mas não o faz apenas por vergonha, mas também para aceder a um pedido da irmã que não quer que a sua filha cresça naquele ambiente.
No tempo actual, já com 42 anos, Raquel está sempre nas colunas sociais e é de uma vaidade sem igual, mas também de uma elegância inquestionável.
Mariana Corte-Real (Joana Ribeiro)
Filha de Júlia e de pai desconhecido, acredita que a mãe vive pelo mundo e que não lhe liga nenhuma. Tem 16 anos e é uma adolescente rebelde, mimada e caprichosa, que não aceita um não como resposta. É insistente e consegue tudo o que quer de Raquel e Zé Mariana, que são responsáveis por isso, na medida em que sempre lhe fizeram todas as vontades.
Mariana tem a tendência a seguir os seus impulsos, sem se preocupar com o que vem depois ou com quem pode ser prejudicado no caminho. Esta atitude, no entanto, acaba por ser a forma que encontrou para afrontar o sistema de valores que Raquel lhe quer impor. Tendo sido habituada desde pequena a viver no meio do jet set e sem quaisquer problemas financeiros, Mariana, ao contrário de Raquel, não dá importância ao dinheiro ou ao prestígio social. O seu desejo mais profundo é o de liberdade e o universo onde se sente mais à vontade é o dos amigos escolhido por ela, e não por Raquel.
No entanto, acabará por cair na armadilha da tia, envolvendo-se com Guilherme, um rapaz de boas famílias com ligações à política e à alta finança.
Hugo Figueiredo (José Fidalgo)
Tem 35 anos, é bonito e sedutor. Tem uma personalidade aparentemente afável, sempre com um sorriso no rosto, o que esconde a frieza e obstinação com que traça planos para o seu futuro, sendo capaz de tudo para os realizar. Trabalhou em bares e discotecas durante alguns anos até que lhe surgiu a oportunidade de representar uma grande marca de som em Portugal.
O jeito natural para os negócios e os muitos conhecimentos que fez na noite, garantiram-lhe o sucesso empresarial apesar de ser ainda bastante novo.
Zé Maria Corte-Real (Alexandre de Sousa)
Tem 50 anos e é casado com Raquel há 15. Originário de uma família burguesa, que ascendeu no ramo hoteleiro, Zé Maria detém uma cadeira de hotéis e prepara-se actualmente para abrir um clube privado em Lisboa, onde espera criar um espaço de diversão nocturna sem igual, empreendimento em que é apoiado pela mulher, que espera com esta iniciativa obter ainda mais projecção social.
É um homem de bons princípios morais, generoso e afectuoso. Quando conheceu Raquel, esta tinha apenas 24 anos e Júlia tinha acabado de ser presa, pelo que Zé Maria acompanhou o momento em que Júlia entregou Mariana à irmã. Genuinamente apaixonado pela esposa, o homem apoiou-a em tudo. No tempo actual, continua a amar Raquel e não percebe que já não é correspondido. Adora a filha adoptiva, mas peca por lhe fazer as vontades todas e não conseguir discipliná-la.
Duarte Sousa Prado de Oliveira (Albano Jerónimo)
Tem 34 anos. Licenciado em Direito, ingressou na carreira diplomática mais para seguir a tradição familiar materna do que por interesse próprio. Na realidade, Duarte nunca soube o que queria para si e no tempo presente atravessa uma crise existencial por isso mesmo.
É o filho mais velho de Francisco e de Teresa e é vítima, tal como o seu irmão Guilherme, da personalidade dominadora da mãe que, embora com a melhor das intenções, dirige a vida dos filhos de acordo com a sua própria vontade. Duarte é um homem atraente e sensual na sua timidez, afectuoso e simpático, deixando transparecer, um evidente bom carácter, que causa uma boa impressão nas mulheres logo à primeira vista. No entanto não deixa de ser um solitário.
Teresa Sousa Prado (Cristina Homem de Mello)
Tem 55 anos, é casada com Francisco e mãe de Duarte e Guilherme. Criada no seio de uma família tradicional, onde os homens seguiram brilhantes carreiras diplomáticas e as mulheres se habituaram a acompanhá-los nos seus percursos, sempre sentiu como sua missão dedicar-se à família e orientar os filhos no que entende ser o melhor para eles e que passa por seguir a tradição familiar. Nunca teve preocupações económicas, pois é a única herdeira da fortuna da família paterna.
Francisco Oliveira (Júlio César)
Tem 60 anos. É casado com Teresa e pai de Duarte e Guilherme. Advogado de profissão, tem origens humildes, que conseguiu esconder da esposa. É hoje um homem de grande sucesso e notoriedade profissional. Discretamente autoritário, é o tipo de pessoa que sabe fazer todos dançarem conforme a sua música, em geral sem necessidade de erguer a voz ou de fazer cenas. Conserva Teresa e os filhos das suas actividades e negócios, mas também da sua vida privada. É mulherengo e a sua falta de interesse pela mulher encontra uma contrapartida no interesse que tem por mulheres mais jovens.
Guilherme Sousa Prado de Oliveira (Sisley Dias)
Tem 21 anos, é filho de Francisco e Teresa e também irmão mais novo de Duarte. Está no segundo ano de Direito, curso no qual ingressou apenas por ser o que a família esperava de si. Não tem grandes objectivos de vida. Acredita que um dia acabará por ter de crescer e trabalhar, mas para já nem pensa nisso. Ao contrário do irmão, é extrovertido e vive apenas em função do prazer imediato. Tendo alguma noção do excessivo controlo da mãe, em vez de entrar em confronto com ela, como o irmão o fará, opta por evitar choques frontais e faz tudo pela calada, sem dar explicações a ninguém.
Natércia Costa (Antónia Terrinha)
Empregada doméstica dos Sousa Prado de Oliveira, tem 55 anos e nunca casou. É a primeira a desconfiar que Francisco não é exactamente aquilo que parece. As suas suspeitas acabam por se confirmar quando descobre o grande segredo do patrão. A partir daí, Natércia começa a chantageá-lo, o que lhe permitirá ter Francisco na mão durante bastante tempo.
Alberto Galvão (Igor Sampaio)
Tem 69 anos. É casado com Ester, com quem teve duas filhas, Carminho e Áurea. É ainda sogro de Aníbal e avô de Inês e Bruno. Provém de uma família de comerciantes ligada às conservas que enriqueceu no pós-guerra, mas que começou a entrar em decadência logo na geração seguinte, com Alberto, que quase destruiu o património familiar com maus investimentos. Todos os seus negócios foram um fiasco, algo com que prefere não se confrontar, dizendo sempre que foram as circunstâncias ou as pessoas com que se cruzou que fizeram os empreendimentos correr mal.
Ester Galvão (Margarida Carpinteiro)
Tem 68 anos. É casada com Alberto, mãe de Áurea e de Carminho, e também avó de Inês e Bruno. De origens judaicas, a família fixou-se em Lisboa durante a segunda guerra mundial. Estudou no liceu francês e fez estudos musicais com o pai que era pianista profissional. Ester continua a seguir algumas das suas raízes judaicas, consultando o Rabino sempre que precisa de conselho para a sua vida. Apesar dos momentos difíceis por que a família tem passado devido aos maus negócios de Alberto, Ester adora o marido e tem uma atitude bastante compreensiva e passiva perante os disparates dele. Vive resignada com a vida que tem e está constantemente a tentar estabelecer um equilíbrio entre o marido e Carminho, a filha lutadora e empenhada, que é quem realmente sustenta a família.
Carminho Galvão (Joana Seixas)
Tem 35 anos, é filha de Alberto e Ester, irmã de Áurea. É muito responsável e trabalhadora e não se conforma com a atitude do pai face aos problemas financeiros que arranja. É a única na família que vive verdadeiramente preocupada com o constante endividamento do pai, até porque é ela que sustenta a casa praticamente sozinha e ainda tem de arranjar dinheiro extra sempre que o pai se mete em confusões. É terapeuta e trabalha como massagista na clínica de estética de Urbano Saraiva há dez anos. A história de Júlia vai sensibilizá-la muito e tornar-se-à uma das suas grandes amigas.
Áurea Henriques - Custódia Gallego
Tem 48 anos. É a filha mais velha de Alberto e Ester e irmã de Carminho. Casada com Aníbal, de quem teve dois filhos, Inês e Bruno, é uma mulher inicialmente depressiva, insegura e insatisfeita, a quem acabará por ser diagnosticada a doença bipolar depois de vários episódios de crises maníacas. Quando casou, estava verdadeiramente apaixonada por Aníbal, mas foi-se desencantando ao longo do tempo devido à falta de atenção que o marido lhe dá.
Aníbal Henriques (Vítor Norte)
Tem 48 anos. É o marido de Áurea e pai de Inês e Bruno. Vive uma homossexualidade não assumida, e disfarçada com o casamento. Há vários anos que tem encontros sexuais com homens em zonas como o Parque Eduardo VII ou as saunas gay, justificando as suas ausências à mulher com o muito trabalho que a sua empresa exige. Sempre se sentiu atraído por homens, mas nunca conseguiu libertar-se da educação machista que teve e assumir a sua sexualidade.
Inês Henriques (Maya Booth)
Tem 23 anos. É filha de Aníbal e Áurea, irmã de Bruno e neta de Alberto e Ester. Fez licenciatura e mestrado em Arquitectura e, apesar de jovem, trabalha já num ateliê muito conceituado. Investe muito na profissão e tem a expectativa de poder construir uma boa carreira. Namora há cinco anos com Raul, um jovem pediatra, e têm uma relação estável e equilibrada, até ao momento em que ele recebe uma proposta para trabalhar num hospital em Angola.
Bruno Henriques (Diogo Carmona)
Tem 12 anos. Filho de Aníbal e Áurea, irmão de Inês e neto de Ester e Alberto. A impaciência e irritabilidade de Áurea fá-lo pensar que a mãe não gosta dele e as crises de saúde da mãe fá-lo-ão sofrer. O melhor amigo de Bruno acaba por ser Paulo, o neto da empregada dos avós e que vive na casa destes, que tem a mesma idade que ele. Os dois andam na mesma escola e são inseparáveis. Porém, os problemas entre ambos vão surgir quando se apaixonam pela mesma rapariga, Tânia, filha de Nicole e Hernâni.
Vera Dias (Vitória Guerra)
Tem 18 anos. É órfã de pai e mãe, que morreram num acidente de viação quando ela tinha apenas seis anos de idade. Filha de uma prima de Alberto e sem familiares mais próximos dispostos a assumir a responsabilidade, foi viver para casa de Alberto e Ester que não hesitaram em acolhê-la. Trabalhará como recepcionista na clínica de Urbano. Neste momento frequenta o 12º ano. Ainda não tem a certeza do que quer seguir profissionalmente, mas gosta de fotografia e acabará por ser colega de Mariana no curso que esta frequenta. Terá uma relação importante com Júlia que, na impossibilidade de estar junto da filha, projecta em Vera o seu instinto maternal.
Amélia Esteves (Catarina Avelar)
Tem 68 anos e trabalha há mais de quarenta na casa de Alberto e Ester, onde também vive com o neto, Paulo, que foi deixado ao seu cuidado quando os pais emigraram para o Luxemburgo, Face aos incontáveis problemas financeiros que afectam a família Galvão, no início da história, Amélia já está sem receber há alguns meses, o que a leva a queixar-se frequentemente e a ameaçar que se vai embora. No entanto, toda a gente sabe que não vai, pois a grande ligação sentimental que tem à família não lhe permite abandoná-los. Amélia não só não saberia viver sem os Galvão, como até se sente parte da família.
Paulo Sérgio Esteves (Henrique Gil)
Tem 12 anos, é neto de Amélia e vive com a avó na casa dos patrões. Bruno é o seu melhor amigo, andam na mesma escola e são inseparáveis. Mais à frente, ambos se vão apaixonar por Tânia e a sua amizade será então posta à prova. Custou-lhe muito quando os pais foram para o Luxemburgo, mas a ideia de ir morar num sítio onde não conhece ninguém parece-lhe assustador.
Jorge Brandão (Pedro Laginha)
Tem 35 anos. É um homem atraente, charmoso, jovial, com sentido de humor e sempre descontraído. Trabalha num jornal on-line, mas este acabará por falir lançando-o no desemprego. Eterno noivo de Carminho, a quem ama, está sempre a adiar dar o passo definitivo para o casamento porque gosta da liberdade de movimentos que tem, enquanto solteiro, embora seja escrupulosamente fiel à noiva. De bom coração, é um amigo de longa data de Júlia e estará sempre disponível para ajudá-la.
Isabel Brandão (Sílvia Filipe)
Tem 40 anos e é irmã de Jorge. Foi casada durante sete anos e está divorciada há cinco. Nunca chegou a ter filhos, porque o ex-marido sempre se opôs a tal ideia. Logo após o seu divórcio voltou para casa da família, onde entretanto ficara apenas a viver o seu irmão Jorge. Desde então, vivem juntos. É dona do café do shopping, que adora por ser um local que promove a convivência social. Discreta e respeitadora da intimidade de cada um, apercebe-se de todas as movimentações do shopping sem nunca se meter na vida de ninguém.
Urbano Saraiva Borracho (Guilherme Filipe)
Tem 45 anos. Apesar da sua personalidade introvertida, conseguiu alcançar o sucesso profissional, muito devido ao seu espírito obsessivo que lhe permitiu abrir uma clínica de estética e um spa para ambos os sexos, muito frequentado por estrelas da televisão, músicos e outras celebridades. Apesar desta notoriedade pública, Urbano continua a ter dificuldades no convívio social e a sua aparência também não o ajuda.
Emília Ferreira (Vera Alves)
Tem 45 anos e é, em sociedade com Luísa, proprietária da loja de mobiliário e decoração no shopping. É viúva há dez anos. O marido, engenheiro civil, passou sempre muito tempo fora, a trabalhar em grandes obras um pouco por todo o mundo, e viria a morrer num acidente de helicóptero. Emília, que nunca tinha trabalhado, ficou numa situação complicada e decidiu investir o dinheiro que recebeu do seguro na loja de mobiliário e decoração com Luísa, uma amiga que então ficara desempregada. Tem um filho, Raul, que protege como se ainda fosse uma criança, porque, no fundo é a única pessoa que lhe resta. Ainda não desistiu do amor e acredita que vai encontrar um homem para casar.
Raul Ferreira (Fernando Pires)
Tem 27 anos e é médico pediatra. Neste início de carreira as dificuldades estão a ser maiores do que pensava, o que o leva a viver ainda com a mãe. Cansado desta situação, quando surge uma oportunidade de carreira em Angola, terra de que tanto ouviu falar, decide agarrá-la com ambas as mãos, para desespero da mãe, que não quer ficar sozinha, e da namorada, Inês, que não está disposta a abdicar da sua carreira para o acompanhar.
Luísa Lima (Sofia Sá da Bandeira)
Tem 43 anos.. Cedo começou a trabalhar em lojas de decoração e acabou por fazer um curso de decoração de interiores, e nunca mais abandonou esta área de actividade. Porém, para fazer face à crise, não hesita em comprar peças falsas e vendê-las como se fossem de marca. Luísa é cínica no trato com as clientes, criticando-as pelas costas. Embora tenha estado noiva quando era mais nova, não chegou a casar, e desde então nunca mais confiou num homem pelo que prefere os relacionamentos ocasionais. Dá-se muito bem com Emília, mas vai disputar com ela, o Urbano. Luísa, com Emília e Isabel, fazem parte do grupo de solteironas que se encontram no shopping.
Madalena de Jesus (Mariana Norton)
Tem 32 anos. Filha única numa família muito humilde e disfuncional, cresceu num cenário de constante violência doméstica, pois o pai, que era alcoólico, agredia regularmente a mãe. Já adulta, Madalena matou o pai num momento em que este espancava a mãe e acabou por ser condenada por homicídio. Está actualmente detida na prisão, local onde conheceu Júlia – partilharam a mesma cela – e com quem rapidamente fez amizade. Madalena é doce, embora muito forte e bastante optimista perante a vida.
Dulce Gomes (Margarida Cardeal)
Tem 29 anos e é a companheira de cela de Madalena e Júlia. É muito popular entre as outras prisioneiras e impõe bastante respeito pela sua atitude agressiva. Foi condenada por roubo e associação criminosa, pois durante algum tempo pertenceu a um grupo que se dedicava a assaltar estabelecimentos comerciais.
Leonor Andrade (Joana Barradas)
Tem 16 anos, é filha de Bábi e a melhor amiga de Mariana. Ao contrário desta, Nonô é bastante sensata para a idade. Apercebendo-se dos conflitos de Mariana com Raquel, tenta sempre acalmar a amiga. Desabafa tudo com Mariana e entre as duas não existem segredos.
Bárbara Andrade (Sofia Cerveira)
Tem 40 anos, é mãe de Nonô e a amiga mais próxima de Raquel. Bastante superficial e sempre muito animada, está permanentemente pronta para socializar. Ao contrário da sua melhor amiga Raquel, foi criada em berço de ouro.
Elvira Pereira (Joana Figueiredo)
Tem 50 anos e é a empregada doméstica de Raquel. Já se encontra há muitos anos ao serviço daquela casa. Apesar de condenar os maus modos de Mariana, gosta muito dela e tem com a rapariga uma atitude bastante protectora. Não tem família e por isso está muito ligada emocionalmente a esta casa.
Joaquim Veiga (João Maria Pinto)
Tem 63 anos. É proprietário de uma cadeia de supermercados, incluindo o supermercado gourmet do Shopping. É o típico empreendedor sem grande formação que subiu na vida a pulso. Novo-rico, gosta de exibir o seu carro topo de gama e a moradia com piscina na linha de Cascais. Gosta de jogar às cartas com os amigos e fá-lo sempre a dinheiro.
Ana Teixeira (Gracinda Nave)
Tem 35 anos e é técnica de reinserção social no estabelecimento prisional onde Júlia está detida. É uma mulher inteligente e perspicaz, dotada de uma sensibilidade especial. Começa por ter uma relação estritamente profissional com Júlia, pois faz o seu acompanhamento durante o período de clausura, mas acaba por desenvolver laços de amizade que persistem após o cumprimento da pena e consequente libertação de Júlia.
Cristóvão Gameiro (Pedro Diogo)
Tem 27 anos e trabalha no Shopping, como caixa do supermercado. É licenciado em Engenharia Aeroespacial, mas nunca conseguiu colocação profissional. É demasiado meticuloso no trabalho e complica as tarefas mais simples. Tem diversos rituais, faz questão de ser ele a arrumar as compras nos sacos dos clientes, por tamanhos, tipos de produtos, às vezes até por cores, o que atrasa imenso o serviço e enerva sobremaneira a colega Sónia,. Conhece os clientes todos, os produtos que consomem e também sabe alguns códigos de barras de cor, fruto da sua memória prodigiosa. Cristóvão tem sérios problemas nas relações sociais, é desligado e não consegue compreender conceitos como a ironia.
Sónia Moura (Ana Guiomar)
Tem 24 anos, trabalha no Shopping, onde é Caixa do Supermercado e colega de Cristóvão, com quem tem uma relação conflituosa, pois não tem paciência para a mania da organização do colega. Prima de Cátia, são ambas do Norte do país. Divide o minúsculo apartamento – e as despesas – com a prima. Anda a poupar para colocar implantes de peito, porque acha que esta mudança vai fazer com que tenha melhor aspecto que a prima. É bastante extrovertida e adora sair à noite.
Cátia Moura (Débora Monteiro)
Empregada da loja de doces. 25 anos. Adorava ser famosa, por isso faz parte de várias agências de figuração, mas é apenas chamada para bater palmas em programas de televisão e pouco mais. É muito directa e espontânea. Cátia é naturalmente sexy e, ao contrário da prima, é uma sedutora nata, o tipo de mulher que encanta os outros mesmo sem querer. Ainda não encontrou o homem certo, vai-se entretendo com Francisco, o amante rico que encontrará para lhe satisfazer os caprichos.
Nicole Correia (Rita Lello)
Tem 34 anos e é a dona da loja de nails no Shopping. Diz que tem vinte e catorze anos. Considera-se uma mulher moderna. Usa uma unha de cada cor para mostrar todo o catálogo, diz de si própria que é uma montra viva dos serviços que presta. É divorciada de Hernâni, de quem tem uma filha, Tânia, de 11 anos. Nicole e Hernâni separaram-se há um ano, depois de Nicole descobrir que ele lhe foi infiel. Apesar da insistência de Hernâni para que ela volte a aceitá-lo, Nicole recusa e faz questão de tentar refazer a sua vida, mas todos os homens com quem se tenta envolver têm sempre algum problema, o que faz com que as relações não dêem certo.
Ivo Simões (Miguel Costa)
Tem 24 anos e é meio irmão de Hugo. Trabalha na loja de som do Shopping. É um artista incompreendido com um estilo muito undergound. É carrancudo, soturno e muito antipático com os clientes. Como é um verdadeiro geek, utiliza uma linguagem muito técnica que baralha mais os clientes do que os esclarece. Todos os dias acha que tem uma doença nova, cada uma pior que a outra, e que rapidamente o levará á morte. É pessimista e prevê sempre o pior.
Miguel Pinto (Pêpê Rapazote)
Tem 27 anos. Trabalha como vendedor de carros no stand de Hernâni. Miguel gostaria de ter tudo o que é de Hernâni: o stand e a ex-mulher, Nicole. Está sempre a insistir com Hernâni para este lhe dar a sociedade no stand que tanto lhe promete e tanto adia, mas no fundo, o que realmente deseja é vir a ser o único proprietário da empresa. Miguel é melhor vendedor do que o patrão. Muito ambicioso, tem a certeza que um dia vai ser rico e não sofre de qualquer espécie de remorso ao enganar os clientes.
Tânia Peixoto (Leonor Vasconcelos)
Tem 11 anos. É filha de Nicole e Hernâni. Adora a mãe, e vive com ela, mas entende-se melhor com o pai que lhe faz todas as vontades. Vai ser amiga de Bruno e Paulo, mas, sem perceber, vai ser a causa do conflito entre os dois amigos que se irão apaixonar e competir por ela.
Hernâni Peixoto (João Ricardo)
Tem 35 anos e é o verdadeiro vigarista. É dono dum stand de automóveis em segunda mão, onde emprega Miguel. Engana tudo e todos, incluindo o empregado a quem prometeu sociedade no negócio, sem ter a mínima intenção de o cumprir. A única que o desmascara à distância é a ex-mulher que depois de ter sido escaldada pelo adultério, nunca mais voltou a acreditar numa só palavra do que ele diz e não o aceita de volta por nada deste mundo. É boémio, gosta de assistir a um bom strip e de beber uns copos com os amigos. Benfiquista ferrenho, tem lugar cativo no Estádio da Luz e é sócio do clube desde a infância. Hernâni e Miguel fazem uma boa dupla de trapaceiros, uma vez que completam sempre os esquemas um dos outro.
Júlia Matos (Joana Santos)
No início da história, Júlia tem 18 anos e é estudante universitária. De classe média baixa, órfã de mãe, que morreu no seu parto, está no primeiro ano de Ciências da Comunicação e acabou de descobrir que está grávida do seu namorado, um colega da faculdade. Apesar da novidade inesperada, Júlia encara a gravidez com optimismo e mantém-se confiante num futuro feliz. No entanto, tudo muda quando no fim duma noitada de copos, a sua irmã Raquel atropela um homem, fugindo de seguida. Para proteger a irmã, que está alcoolizada e com carta de condução apreendida, Júlia diz à polícia que era ela quem estava a conduzir. Esta atitude nobre sair-lhe-à muito cara, pois após um intrincado processo penal, Júlia acaba acusada de homicídio e condenada a uma pesada pena de prisão.
Já presa, Júlia dá à luz uma menina, Mariana, que entrega à irmã para que esta a eduque. Os anos seguintes serão muito duros: à experiência da prisão, soma-se o abandono do namorado, a morte do pai e finalmente o desprezo da irmã que, depois de conseguir um marido rico e de se afeiçoar à sobrinha Mariana, e a seu próprio pedido, deixa de a visitar.
No tempo presente, Júlia continua a ser uma mulher atraente, mas está psicologicamente muito afectada. Sente-se complexada por ter passado quase metade da sua vida na prisão e, embora tenda a mostrar sempre uma imagem de força, no íntimo tem muito receio do mundo que a espera cá fora. O primeiro confronto com a irmã só agrava os seus receios, pois Raquel, por meio dum jogo de manipulação psicológica, fá-la crer que assumir a maternidade da filha seria um choque brutal para Mariana e convence-a a tentar endireitar a sua vida antes de qualquer aproximação. Júlia acede, convicta de que dará a volta por cima, mas rapidamente descobre que a sua reintegração na sociedade será mais difícil do que alguma vez imaginara e que ainda terá de lidar com uma série de dificuldades.
Raquel Corte-Real (Soraia Chaves)
Irmã de Júlia, tem mais seis anos do que ela. Devido às dificuldades económicas da família e também à sua pouca predisposição para estudar, abandonou os estudos antes mesmo de completar o 12º ano e empregou-se no comércio, tendo por principal objectivo encontrar um homem de posição que lhe dê algum conforto económico. Marcada pela dor profunda que foi a perda da mãe quanto tinha apenas seis anos de idade e revoltada com a sua condição social, Raquel não deixa, porém, que essa amargura afecte a maneira como se relaciona com os outros.
Durante algum tempo, Raquel ainda visita Júlia na prisão e ao longo de todos os anos em que esta está presa envia-lhe dinheiro e livros, mas depois de conhecer Zé Maria, o homem com quem vem a casar e que pertence a uma classe social superior, acaba por deixar de visitar a irmã, mas não o faz apenas por vergonha, mas também para aceder a um pedido da irmã que não quer que a sua filha cresça naquele ambiente.
No tempo actual, já com 42 anos, Raquel está sempre nas colunas sociais e é de uma vaidade sem igual, mas também de uma elegância inquestionável.
Mariana Corte-Real (Joana Ribeiro)
Filha de Júlia e de pai desconhecido, acredita que a mãe vive pelo mundo e que não lhe liga nenhuma. Tem 16 anos e é uma adolescente rebelde, mimada e caprichosa, que não aceita um não como resposta. É insistente e consegue tudo o que quer de Raquel e Zé Mariana, que são responsáveis por isso, na medida em que sempre lhe fizeram todas as vontades.
Mariana tem a tendência a seguir os seus impulsos, sem se preocupar com o que vem depois ou com quem pode ser prejudicado no caminho. Esta atitude, no entanto, acaba por ser a forma que encontrou para afrontar o sistema de valores que Raquel lhe quer impor. Tendo sido habituada desde pequena a viver no meio do jet set e sem quaisquer problemas financeiros, Mariana, ao contrário de Raquel, não dá importância ao dinheiro ou ao prestígio social. O seu desejo mais profundo é o de liberdade e o universo onde se sente mais à vontade é o dos amigos escolhido por ela, e não por Raquel.
No entanto, acabará por cair na armadilha da tia, envolvendo-se com Guilherme, um rapaz de boas famílias com ligações à política e à alta finança.
Hugo Figueiredo (José Fidalgo)
Tem 35 anos, é bonito e sedutor. Tem uma personalidade aparentemente afável, sempre com um sorriso no rosto, o que esconde a frieza e obstinação com que traça planos para o seu futuro, sendo capaz de tudo para os realizar. Trabalhou em bares e discotecas durante alguns anos até que lhe surgiu a oportunidade de representar uma grande marca de som em Portugal.
O jeito natural para os negócios e os muitos conhecimentos que fez na noite, garantiram-lhe o sucesso empresarial apesar de ser ainda bastante novo.
Zé Maria Corte-Real (Alexandre de Sousa)
Tem 50 anos e é casado com Raquel há 15. Originário de uma família burguesa, que ascendeu no ramo hoteleiro, Zé Maria detém uma cadeira de hotéis e prepara-se actualmente para abrir um clube privado em Lisboa, onde espera criar um espaço de diversão nocturna sem igual, empreendimento em que é apoiado pela mulher, que espera com esta iniciativa obter ainda mais projecção social.
É um homem de bons princípios morais, generoso e afectuoso. Quando conheceu Raquel, esta tinha apenas 24 anos e Júlia tinha acabado de ser presa, pelo que Zé Maria acompanhou o momento em que Júlia entregou Mariana à irmã. Genuinamente apaixonado pela esposa, o homem apoiou-a em tudo. No tempo actual, continua a amar Raquel e não percebe que já não é correspondido. Adora a filha adoptiva, mas peca por lhe fazer as vontades todas e não conseguir discipliná-la.
Duarte Sousa Prado de Oliveira (Albano Jerónimo)
Tem 34 anos. Licenciado em Direito, ingressou na carreira diplomática mais para seguir a tradição familiar materna do que por interesse próprio. Na realidade, Duarte nunca soube o que queria para si e no tempo presente atravessa uma crise existencial por isso mesmo.
É o filho mais velho de Francisco e de Teresa e é vítima, tal como o seu irmão Guilherme, da personalidade dominadora da mãe que, embora com a melhor das intenções, dirige a vida dos filhos de acordo com a sua própria vontade. Duarte é um homem atraente e sensual na sua timidez, afectuoso e simpático, deixando transparecer, um evidente bom carácter, que causa uma boa impressão nas mulheres logo à primeira vista. No entanto não deixa de ser um solitário.
Teresa Sousa Prado (Cristina Homem de Mello)
Tem 55 anos, é casada com Francisco e mãe de Duarte e Guilherme. Criada no seio de uma família tradicional, onde os homens seguiram brilhantes carreiras diplomáticas e as mulheres se habituaram a acompanhá-los nos seus percursos, sempre sentiu como sua missão dedicar-se à família e orientar os filhos no que entende ser o melhor para eles e que passa por seguir a tradição familiar. Nunca teve preocupações económicas, pois é a única herdeira da fortuna da família paterna.
Francisco Oliveira (Júlio César)
Tem 60 anos. É casado com Teresa e pai de Duarte e Guilherme. Advogado de profissão, tem origens humildes, que conseguiu esconder da esposa. É hoje um homem de grande sucesso e notoriedade profissional. Discretamente autoritário, é o tipo de pessoa que sabe fazer todos dançarem conforme a sua música, em geral sem necessidade de erguer a voz ou de fazer cenas. Conserva Teresa e os filhos das suas actividades e negócios, mas também da sua vida privada. É mulherengo e a sua falta de interesse pela mulher encontra uma contrapartida no interesse que tem por mulheres mais jovens.
Guilherme Sousa Prado de Oliveira (Sisley Dias)
Tem 21 anos, é filho de Francisco e Teresa e também irmão mais novo de Duarte. Está no segundo ano de Direito, curso no qual ingressou apenas por ser o que a família esperava de si. Não tem grandes objectivos de vida. Acredita que um dia acabará por ter de crescer e trabalhar, mas para já nem pensa nisso. Ao contrário do irmão, é extrovertido e vive apenas em função do prazer imediato. Tendo alguma noção do excessivo controlo da mãe, em vez de entrar em confronto com ela, como o irmão o fará, opta por evitar choques frontais e faz tudo pela calada, sem dar explicações a ninguém.
Natércia Costa (Antónia Terrinha)
Empregada doméstica dos Sousa Prado de Oliveira, tem 55 anos e nunca casou. É a primeira a desconfiar que Francisco não é exactamente aquilo que parece. As suas suspeitas acabam por se confirmar quando descobre o grande segredo do patrão. A partir daí, Natércia começa a chantageá-lo, o que lhe permitirá ter Francisco na mão durante bastante tempo.
Alberto Galvão (Igor Sampaio)
Tem 69 anos. É casado com Ester, com quem teve duas filhas, Carminho e Áurea. É ainda sogro de Aníbal e avô de Inês e Bruno. Provém de uma família de comerciantes ligada às conservas que enriqueceu no pós-guerra, mas que começou a entrar em decadência logo na geração seguinte, com Alberto, que quase destruiu o património familiar com maus investimentos. Todos os seus negócios foram um fiasco, algo com que prefere não se confrontar, dizendo sempre que foram as circunstâncias ou as pessoas com que se cruzou que fizeram os empreendimentos correr mal.
Ester Galvão (Margarida Carpinteiro)
Tem 68 anos. É casada com Alberto, mãe de Áurea e de Carminho, e também avó de Inês e Bruno. De origens judaicas, a família fixou-se em Lisboa durante a segunda guerra mundial. Estudou no liceu francês e fez estudos musicais com o pai que era pianista profissional. Ester continua a seguir algumas das suas raízes judaicas, consultando o Rabino sempre que precisa de conselho para a sua vida. Apesar dos momentos difíceis por que a família tem passado devido aos maus negócios de Alberto, Ester adora o marido e tem uma atitude bastante compreensiva e passiva perante os disparates dele. Vive resignada com a vida que tem e está constantemente a tentar estabelecer um equilíbrio entre o marido e Carminho, a filha lutadora e empenhada, que é quem realmente sustenta a família.
Carminho Galvão (Joana Seixas)
Tem 35 anos, é filha de Alberto e Ester, irmã de Áurea. É muito responsável e trabalhadora e não se conforma com a atitude do pai face aos problemas financeiros que arranja. É a única na família que vive verdadeiramente preocupada com o constante endividamento do pai, até porque é ela que sustenta a casa praticamente sozinha e ainda tem de arranjar dinheiro extra sempre que o pai se mete em confusões. É terapeuta e trabalha como massagista na clínica de estética de Urbano Saraiva há dez anos. A história de Júlia vai sensibilizá-la muito e tornar-se-à uma das suas grandes amigas.
Áurea Henriques - Custódia Gallego
Tem 48 anos. É a filha mais velha de Alberto e Ester e irmã de Carminho. Casada com Aníbal, de quem teve dois filhos, Inês e Bruno, é uma mulher inicialmente depressiva, insegura e insatisfeita, a quem acabará por ser diagnosticada a doença bipolar depois de vários episódios de crises maníacas. Quando casou, estava verdadeiramente apaixonada por Aníbal, mas foi-se desencantando ao longo do tempo devido à falta de atenção que o marido lhe dá.
Aníbal Henriques (Vítor Norte)
Tem 48 anos. É o marido de Áurea e pai de Inês e Bruno. Vive uma homossexualidade não assumida, e disfarçada com o casamento. Há vários anos que tem encontros sexuais com homens em zonas como o Parque Eduardo VII ou as saunas gay, justificando as suas ausências à mulher com o muito trabalho que a sua empresa exige. Sempre se sentiu atraído por homens, mas nunca conseguiu libertar-se da educação machista que teve e assumir a sua sexualidade.
Inês Henriques (Maya Booth)
Tem 23 anos. É filha de Aníbal e Áurea, irmã de Bruno e neta de Alberto e Ester. Fez licenciatura e mestrado em Arquitectura e, apesar de jovem, trabalha já num ateliê muito conceituado. Investe muito na profissão e tem a expectativa de poder construir uma boa carreira. Namora há cinco anos com Raul, um jovem pediatra, e têm uma relação estável e equilibrada, até ao momento em que ele recebe uma proposta para trabalhar num hospital em Angola.
Bruno Henriques (Diogo Carmona)
Tem 12 anos. Filho de Aníbal e Áurea, irmão de Inês e neto de Ester e Alberto. A impaciência e irritabilidade de Áurea fá-lo pensar que a mãe não gosta dele e as crises de saúde da mãe fá-lo-ão sofrer. O melhor amigo de Bruno acaba por ser Paulo, o neto da empregada dos avós e que vive na casa destes, que tem a mesma idade que ele. Os dois andam na mesma escola e são inseparáveis. Porém, os problemas entre ambos vão surgir quando se apaixonam pela mesma rapariga, Tânia, filha de Nicole e Hernâni.
Vera Dias (Vitória Guerra)
Tem 18 anos. É órfã de pai e mãe, que morreram num acidente de viação quando ela tinha apenas seis anos de idade. Filha de uma prima de Alberto e sem familiares mais próximos dispostos a assumir a responsabilidade, foi viver para casa de Alberto e Ester que não hesitaram em acolhê-la. Trabalhará como recepcionista na clínica de Urbano. Neste momento frequenta o 12º ano. Ainda não tem a certeza do que quer seguir profissionalmente, mas gosta de fotografia e acabará por ser colega de Mariana no curso que esta frequenta. Terá uma relação importante com Júlia que, na impossibilidade de estar junto da filha, projecta em Vera o seu instinto maternal.
Amélia Esteves (Catarina Avelar)
Tem 68 anos e trabalha há mais de quarenta na casa de Alberto e Ester, onde também vive com o neto, Paulo, que foi deixado ao seu cuidado quando os pais emigraram para o Luxemburgo, Face aos incontáveis problemas financeiros que afectam a família Galvão, no início da história, Amélia já está sem receber há alguns meses, o que a leva a queixar-se frequentemente e a ameaçar que se vai embora. No entanto, toda a gente sabe que não vai, pois a grande ligação sentimental que tem à família não lhe permite abandoná-los. Amélia não só não saberia viver sem os Galvão, como até se sente parte da família.
Paulo Sérgio Esteves (Henrique Gil)
Tem 12 anos, é neto de Amélia e vive com a avó na casa dos patrões. Bruno é o seu melhor amigo, andam na mesma escola e são inseparáveis. Mais à frente, ambos se vão apaixonar por Tânia e a sua amizade será então posta à prova. Custou-lhe muito quando os pais foram para o Luxemburgo, mas a ideia de ir morar num sítio onde não conhece ninguém parece-lhe assustador.
Jorge Brandão (Pedro Laginha)
Tem 35 anos. É um homem atraente, charmoso, jovial, com sentido de humor e sempre descontraído. Trabalha num jornal on-line, mas este acabará por falir lançando-o no desemprego. Eterno noivo de Carminho, a quem ama, está sempre a adiar dar o passo definitivo para o casamento porque gosta da liberdade de movimentos que tem, enquanto solteiro, embora seja escrupulosamente fiel à noiva. De bom coração, é um amigo de longa data de Júlia e estará sempre disponível para ajudá-la.
Isabel Brandão (Sílvia Filipe)
Tem 40 anos e é irmã de Jorge. Foi casada durante sete anos e está divorciada há cinco. Nunca chegou a ter filhos, porque o ex-marido sempre se opôs a tal ideia. Logo após o seu divórcio voltou para casa da família, onde entretanto ficara apenas a viver o seu irmão Jorge. Desde então, vivem juntos. É dona do café do shopping, que adora por ser um local que promove a convivência social. Discreta e respeitadora da intimidade de cada um, apercebe-se de todas as movimentações do shopping sem nunca se meter na vida de ninguém.
Urbano Saraiva Borracho (Guilherme Filipe)
Tem 45 anos. Apesar da sua personalidade introvertida, conseguiu alcançar o sucesso profissional, muito devido ao seu espírito obsessivo que lhe permitiu abrir uma clínica de estética e um spa para ambos os sexos, muito frequentado por estrelas da televisão, músicos e outras celebridades. Apesar desta notoriedade pública, Urbano continua a ter dificuldades no convívio social e a sua aparência também não o ajuda.
Emília Ferreira (Vera Alves)
Tem 45 anos e é, em sociedade com Luísa, proprietária da loja de mobiliário e decoração no shopping. É viúva há dez anos. O marido, engenheiro civil, passou sempre muito tempo fora, a trabalhar em grandes obras um pouco por todo o mundo, e viria a morrer num acidente de helicóptero. Emília, que nunca tinha trabalhado, ficou numa situação complicada e decidiu investir o dinheiro que recebeu do seguro na loja de mobiliário e decoração com Luísa, uma amiga que então ficara desempregada. Tem um filho, Raul, que protege como se ainda fosse uma criança, porque, no fundo é a única pessoa que lhe resta. Ainda não desistiu do amor e acredita que vai encontrar um homem para casar.
Raul Ferreira (Fernando Pires)
Tem 27 anos e é médico pediatra. Neste início de carreira as dificuldades estão a ser maiores do que pensava, o que o leva a viver ainda com a mãe. Cansado desta situação, quando surge uma oportunidade de carreira em Angola, terra de que tanto ouviu falar, decide agarrá-la com ambas as mãos, para desespero da mãe, que não quer ficar sozinha, e da namorada, Inês, que não está disposta a abdicar da sua carreira para o acompanhar.
Luísa Lima (Sofia Sá da Bandeira)
Tem 43 anos.. Cedo começou a trabalhar em lojas de decoração e acabou por fazer um curso de decoração de interiores, e nunca mais abandonou esta área de actividade. Porém, para fazer face à crise, não hesita em comprar peças falsas e vendê-las como se fossem de marca. Luísa é cínica no trato com as clientes, criticando-as pelas costas. Embora tenha estado noiva quando era mais nova, não chegou a casar, e desde então nunca mais confiou num homem pelo que prefere os relacionamentos ocasionais. Dá-se muito bem com Emília, mas vai disputar com ela, o Urbano. Luísa, com Emília e Isabel, fazem parte do grupo de solteironas que se encontram no shopping.
Madalena de Jesus (Mariana Norton)
Tem 32 anos. Filha única numa família muito humilde e disfuncional, cresceu num cenário de constante violência doméstica, pois o pai, que era alcoólico, agredia regularmente a mãe. Já adulta, Madalena matou o pai num momento em que este espancava a mãe e acabou por ser condenada por homicídio. Está actualmente detida na prisão, local onde conheceu Júlia – partilharam a mesma cela – e com quem rapidamente fez amizade. Madalena é doce, embora muito forte e bastante optimista perante a vida.
Dulce Gomes (Margarida Cardeal)
Tem 29 anos e é a companheira de cela de Madalena e Júlia. É muito popular entre as outras prisioneiras e impõe bastante respeito pela sua atitude agressiva. Foi condenada por roubo e associação criminosa, pois durante algum tempo pertenceu a um grupo que se dedicava a assaltar estabelecimentos comerciais.
Leonor Andrade (Joana Barradas)
Tem 16 anos, é filha de Bábi e a melhor amiga de Mariana. Ao contrário desta, Nonô é bastante sensata para a idade. Apercebendo-se dos conflitos de Mariana com Raquel, tenta sempre acalmar a amiga. Desabafa tudo com Mariana e entre as duas não existem segredos.
Bárbara Andrade (Sofia Cerveira)
Tem 40 anos, é mãe de Nonô e a amiga mais próxima de Raquel. Bastante superficial e sempre muito animada, está permanentemente pronta para socializar. Ao contrário da sua melhor amiga Raquel, foi criada em berço de ouro.
Elvira Pereira (Joana Figueiredo)
Tem 50 anos e é a empregada doméstica de Raquel. Já se encontra há muitos anos ao serviço daquela casa. Apesar de condenar os maus modos de Mariana, gosta muito dela e tem com a rapariga uma atitude bastante protectora. Não tem família e por isso está muito ligada emocionalmente a esta casa.
Joaquim Veiga (João Maria Pinto)
Tem 63 anos. É proprietário de uma cadeia de supermercados, incluindo o supermercado gourmet do Shopping. É o típico empreendedor sem grande formação que subiu na vida a pulso. Novo-rico, gosta de exibir o seu carro topo de gama e a moradia com piscina na linha de Cascais. Gosta de jogar às cartas com os amigos e fá-lo sempre a dinheiro.
Ana Teixeira (Gracinda Nave)
Tem 35 anos e é técnica de reinserção social no estabelecimento prisional onde Júlia está detida. É uma mulher inteligente e perspicaz, dotada de uma sensibilidade especial. Começa por ter uma relação estritamente profissional com Júlia, pois faz o seu acompanhamento durante o período de clausura, mas acaba por desenvolver laços de amizade que persistem após o cumprimento da pena e consequente libertação de Júlia.
Cristóvão Gameiro (Pedro Diogo)
Tem 27 anos e trabalha no Shopping, como caixa do supermercado. É licenciado em Engenharia Aeroespacial, mas nunca conseguiu colocação profissional. É demasiado meticuloso no trabalho e complica as tarefas mais simples. Tem diversos rituais, faz questão de ser ele a arrumar as compras nos sacos dos clientes, por tamanhos, tipos de produtos, às vezes até por cores, o que atrasa imenso o serviço e enerva sobremaneira a colega Sónia,. Conhece os clientes todos, os produtos que consomem e também sabe alguns códigos de barras de cor, fruto da sua memória prodigiosa. Cristóvão tem sérios problemas nas relações sociais, é desligado e não consegue compreender conceitos como a ironia.
Sónia Moura (Ana Guiomar)
Tem 24 anos, trabalha no Shopping, onde é Caixa do Supermercado e colega de Cristóvão, com quem tem uma relação conflituosa, pois não tem paciência para a mania da organização do colega. Prima de Cátia, são ambas do Norte do país. Divide o minúsculo apartamento – e as despesas – com a prima. Anda a poupar para colocar implantes de peito, porque acha que esta mudança vai fazer com que tenha melhor aspecto que a prima. É bastante extrovertida e adora sair à noite.
Cátia Moura (Débora Monteiro)
Empregada da loja de doces. 25 anos. Adorava ser famosa, por isso faz parte de várias agências de figuração, mas é apenas chamada para bater palmas em programas de televisão e pouco mais. É muito directa e espontânea. Cátia é naturalmente sexy e, ao contrário da prima, é uma sedutora nata, o tipo de mulher que encanta os outros mesmo sem querer. Ainda não encontrou o homem certo, vai-se entretendo com Francisco, o amante rico que encontrará para lhe satisfazer os caprichos.
Nicole Correia (Rita Lello)
Tem 34 anos e é a dona da loja de nails no Shopping. Diz que tem vinte e catorze anos. Considera-se uma mulher moderna. Usa uma unha de cada cor para mostrar todo o catálogo, diz de si própria que é uma montra viva dos serviços que presta. É divorciada de Hernâni, de quem tem uma filha, Tânia, de 11 anos. Nicole e Hernâni separaram-se há um ano, depois de Nicole descobrir que ele lhe foi infiel. Apesar da insistência de Hernâni para que ela volte a aceitá-lo, Nicole recusa e faz questão de tentar refazer a sua vida, mas todos os homens com quem se tenta envolver têm sempre algum problema, o que faz com que as relações não dêem certo.
Ivo Simões (Miguel Costa)
Tem 24 anos e é meio irmão de Hugo. Trabalha na loja de som do Shopping. É um artista incompreendido com um estilo muito undergound. É carrancudo, soturno e muito antipático com os clientes. Como é um verdadeiro geek, utiliza uma linguagem muito técnica que baralha mais os clientes do que os esclarece. Todos os dias acha que tem uma doença nova, cada uma pior que a outra, e que rapidamente o levará á morte. É pessimista e prevê sempre o pior.
Miguel Pinto (Pêpê Rapazote)
Tem 27 anos. Trabalha como vendedor de carros no stand de Hernâni. Miguel gostaria de ter tudo o que é de Hernâni: o stand e a ex-mulher, Nicole. Está sempre a insistir com Hernâni para este lhe dar a sociedade no stand que tanto lhe promete e tanto adia, mas no fundo, o que realmente deseja é vir a ser o único proprietário da empresa. Miguel é melhor vendedor do que o patrão. Muito ambicioso, tem a certeza que um dia vai ser rico e não sofre de qualquer espécie de remorso ao enganar os clientes.
Tânia Peixoto (Leonor Vasconcelos)
Tem 11 anos. É filha de Nicole e Hernâni. Adora a mãe, e vive com ela, mas entende-se melhor com o pai que lhe faz todas as vontades. Vai ser amiga de Bruno e Paulo, mas, sem perceber, vai ser a causa do conflito entre os dois amigos que se irão apaixonar e competir por ela.
Hernâni Peixoto (João Ricardo)
Tem 35 anos e é o verdadeiro vigarista. É dono dum stand de automóveis em segunda mão, onde emprega Miguel. Engana tudo e todos, incluindo o empregado a quem prometeu sociedade no negócio, sem ter a mínima intenção de o cumprir. A única que o desmascara à distância é a ex-mulher que depois de ter sido escaldada pelo adultério, nunca mais voltou a acreditar numa só palavra do que ele diz e não o aceita de volta por nada deste mundo. É boémio, gosta de assistir a um bom strip e de beber uns copos com os amigos. Benfiquista ferrenho, tem lugar cativo no Estádio da Luz e é sócio do clube desde a infância. Hernâni e Miguel fazem uma boa dupla de trapaceiros, uma vez que completam sempre os esquemas um dos outro.
Dancin'Days estreia em Maio na SIC!
Sem comentários:
Enviar um comentário