Foi ontem que a nova empresa de medição de audiências iniciou os seus trabalhos. A GFV substitui assim a Marktest neste ramo empresarial. Os primeiros resultados já saíram e são totalmente bombásticos!
A primeira análise das audiências acabou de sair e a revolta já se faz, especialmente feita pelos três canais generalistas. Comparando o último dia de trabalho da Marktest com o da GFV, os resultados são totalmente diferentes, ora veja nesta grelha, original do blog Olhar a Televisão:
Cabo
Costuma estar sempre entre os 29% e os 30% de share. De um dia para o outro subiu aos 36.9%! Um resultado totalmente bombástico e que, revelando-se verdadeiro, deve deixar as estação generalistas bastante preocupadas!
Mas há aspectos que não batem certo! Num dia normal em que o Cabo fazia apenas 30% de share, o seu canal mais visto tinha 4% de rating (neste caso, frequentemente era a SIC Notícias) e, analisando o gráfico acima, o máximo que se consegue é 1.9%, e conseguido pelo Disney Channel, relegando o canal de Carnaxide para o quarto lugar!
Mas há aspectos que não batem certo! Num dia normal em que o Cabo fazia apenas 30% de share, o seu canal mais visto tinha 4% de rating (neste caso, frequentemente era a SIC Notícias) e, analisando o gráfico acima, o máximo que se consegue é 1.9%, e conseguido pelo Disney Channel, relegando o canal de Carnaxide para o quarto lugar!
TVI
O programa mais visto do dia continua a pertencer a Queluz, neste caso a novela Doce Tentação, mas as mudanças são mais do que muitas. A novela referida fez apenas 28.6% de share, algo espantoso pela negativa. Já Remédio Santo saltou para o terceiro lugar com bons resultados, muito positivo.
O Jornal das 8 imparável, em primeiro no horário. Já o Jornal da Uma também líder, com uma quota de mercado superior a 30% de share! Morangos com Açúcar sempre a desiludir, e em força...
SIC
O canal de Carnaxide teve pouco mais de 21% de share, mas tem motivos para sorrir! A sua novela Rosa Fogo, transmitida em horário nobre, subiu ao sexto lugar da tabela com mais de 10% de rating, ou seja, 1 milhão e 100 mil espectadores! Já a novela de fim da tarde, a brasileira Morde&Assopra, continua a mostrar os seus bons resultados, ficando a apenas a 0.1% do Preço Certo e com mais 1.2% de share do que este concurso.
Já os maus resultados de Insensato Coração, novela do fim da noite, parecem ter ficado apenas no passado, pois a novela subiu aos 5.6% de rating e 26% de quota de mercado, no 14º lugar. A diferença de Anjo Meu é mínima: 1.3% de rating e 1.7% de share...
RTP
As notícias não poderiam ser mais catastróficas! Durante a semana o canal do Estado ainda se assegura nos 20% de share, mas aos fins-de-semana chegava aos 19% (sábados) e aos 15% (domingos). Mas o assunto piorou! Num dia normal da semana o canal público desceu aos 13%, e o Telejornal, o seu ponto mais forte, ficou em terceiro lugar, com apenas 970 mil espectadores...
Já a sua «grande catapulta» chamada Preço Certo está a ser mordida pela novela Morde&Assopra e esta está quase a ganhar! Ainda não conhecemos as audiências dos talk-shows da manhã/tarde, nem as novelas de hora de almoço, mas parece-me que nem aí escapou...
Sem comentários:
Enviar um comentário